Imunização

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população acima dos 6 meses de idade no Tocantins

Em 44 dias de campanha, o Tocantins imunizou apenas 21,92% do grupo prioritário.

Por Redação
Comentários (0)

13/05/2023 08h23 - Atualizado há 11 meses
População maior de meses já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) liberou a partir desta sexta-feira (12) a ampliação da vacina influenza para toda a população tocantinense com idade acima dos 6 meses de idade. Em 44 dias de campanha, o Tocantins imunizou apenas 21,92% do grupo prioritário até o momento.

A orientação sobre a ampliação é direcionada para todos os 139 municípios tocantinenses, os quais deverão abrir parte das mais de 300 salas de vacina existentes em todo o Estado. O objetivo principal da campanha é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

“A SES-TO vê nesse momento a ampliação com grandes perspectivas de aumento da cobertura vacinal do nosso Estado e a proteção da nossa população, pois, até o momento, a cobertura está abaixo de vinte e dois por cento de cobertura, o que preocupa, já que nesse período do ano há um aumento no número de casos tanto da influenza A, quanto da Influenza B”, comentou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.

Esta ampliação se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Contribuindo assim, na redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno, período em que as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, o que somado aos fatores apontados acima, facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra. 

Proteção garantida 

As vacinas Influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas. 

A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizados todos os anos, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.  

Documentos

Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.