Triplicou!

Seis deputados do Tocantins votam para triplicar fundão bilionário das eleições 2022

Fundo Eleitoral para o pleito do próximo ano triplicou de valor.

Por Joselita Matos 1.253
Comentários (0)

16/07/2021 11h55 - Atualizado há 2 anos
Seis deputados federais votam "sim" para aumento do Fundo Eleitoral 2022

Carlos Gaguim (DEM), Dulce Miranda (MDB), Osires Damaso (PSC), Profª Dorinha (DEM), Tiago Dimas (Solidariedade) e Vicentinho Júnior (PL) são os deputados federais do Tocantins que votaram 'sim' pela aprovação do aumento do Fundão Eleitoral para o pleito do próximo ano. 

O fundo está dentro do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, aprovado tanto na Câmara, como no Senado Federal. A matéria agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

As votações foram marcadas por fortes críticas de parlamentares de diferentes correntes ideológicas à parte do substitutivo do relator da LDO, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), que aumentou, de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, as verbas destinadas ao Fundo Eleitoral em 2022.

Dos deputados federais do Tocantins, apenas Célio Moura (PT) votou contra o aumento do fundo eleitoral. O voto de abstenção da bancada tocantinense foi de Eli Borges (Solidariedade).

Fundo Eleitoral

Esse fundo foi criado pelo Congresso Nacional em 2017, após o Supremo Tribunal Federal (STF) proibir, dois anos antes, doações de pessoas jurídicas a candidatos a cargos eletivos.

De acordo com a legislação, recebem mais recursos do fundo os partidos com as maiores bancadas de deputados e senadores — PSL e o PT, no caso, seriam os maiores beneficiados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.