TO Graduado

Universidade prepara seletivo com 1.000 vagas para cursos tecnólogos em cidades do interior em 2023

687 estudantes já ingressassem nos três cursos ofertados atualmente pelo projeto.

Por Redação 1.067
Comentários (0)

11/11/2022 16h11 - Atualizado há 1 ano
Uma seleção já foi feita em agosto deste ano

O projeto de interiorização universitária tecnológica denominado 'TO Graduado' deverá realizar novo processo seletivo de estudantes em janeiro de 2023. A informação foi divulgada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que coordena a iniciativa, nesta sexta-feira (11).

Diretora de educação tecnológica da Unitins, Kátia Gomes antecipou que serão 1.000 novas vagas para os cursos tecnólogos ofertados.

“O TO Graduado está oportunizando a democratização do ensino superior no Tocantins, atingindo cidades que não tinham a opção de um ensino público de qualidade. Traz a possibilidade de alavancar a economia local e a qualificação da sociedade, além de colaborar para que os estudantes não precisem sair dos seus municípios”, comemorou.

Uma seleção foi feita em agosto deste ano e garantiu que 687 estudantes ingressassem nos três cursos ofertados atualmente pelo projeto: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão do Agronegócio; e Tecnologia em Gestão Pública.

Os cursos estão distribuídos nas cidades de Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo.

Para a pró-reitora de Graduação Unitins, Alessandra Ruita Czapski, o objetivo proposto pelo projeto já começou a ser atingido. “Cumprimos esse primeiro módulo de forma qualitativa, colocando no eixo a metodologia, em conjunto com os diversos atores desse processo, que são os professores das disciplinas, os multidisciplinares, os tutores e os professores conteudistas. Estamos extremamente realizados com o cumprimento desse projeto, temos as salas cheias e a satisfação do aluno que tem a oportunidade de ter ensino de qualidade e gratuito, através da Unitins instalada por meio dessas unidades acadêmicas nos municípios”, considerou, acrescentando que tem recebido retornos de acadêmicos e docentes satisfeitos com a qualidade do ensino ofertado.

A acadêmica Neide Sousa, do curso de Gestão Pública, do município de Guaraí, corroborou as afirmações da pró-reitora. Neide disse que, se não fosse pelo projeto, não teria oportunidade de fazer meu tão sonhado curso superior. “Estou amando”, afirmou.

Criação

A Lei nº 4.003/22, que institui o TO Graduado, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins no último dia 7 e publicada no Diário Oficial do Estado. Com isso, o projeto, que funcionava a partir de uma medida provisória criada em junho deste ano, passou a existir por força de lei estadual.

Conforme a lei, o TO Graduado, que ofertará cursos tecnólogos em municípios com menos de dez mil habitantes, será realizado no período de 2022-2027, tendo como missão promover o ensino universitário, com qualidade e inovação, a fim de contribuir para a formação profissional e cidadã, priorizando o desenvolvimento social, econômico, cultural, político e sustentável do Tocantins.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, também comemorou a validação da medida provisória na Assembleia Legislativa. "A aprovação da Lei n° 4.003 mostra que a Casa de Leis entende a importância e o valor do projeto TO Graduado para a evolução do ensino superior público e gratuito ofertado pela Unitins nas 11 cidades do interior do estado, além de Palmas, dando a oportunidade para os tocantinenses que não tinham condições de fazer um curso superior de terem seu futuro transformado pela educação. Comemoramos também que a escolha dos cursos ofertados nos municípios obedece às potencialidades e particularidades de cada região. Este projeto foi uma ação assertiva do governador Wanderlei Barbosa, validado pela Assembleia Legislativa, e que com certeza ainda trará muitos frutos e formará muitos tocantinenses até 2027, como prevê a lei", comentou o reitor.

O TO Graduado conta com a parceria da Secretaria da Educação (Seduc), que disponibiliza as salas aula em escolas da rede estadual de ensino para a realização das atividades pedagógicas das graduações; sala para laboratório de informática; sala administrativa e espaço de convivência para os estudantes a serem atendidos.  

Todas as despesas decorrentes da execução das ações do TO Graduado ocorrem por conta de dotação orçamentária advinda do orçamento próprio da universidade, de emendas parlamentares e recursos oriundos de contrapartidas financeiras.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.