Rede estadual

Seletivo para diretor escolar tem mais de 700 inscritos no Tocantins; provas neste domingo

São 3 fases: avaliação, plano de gestão escolar e entrevista.

Por Redação 1.354
Comentários (0)

19/10/2023 15h24 - Atualizado há 8 meses
Sede da Seduc-TO

Os mais de 700 candidatos inscritos no processo seletivo para a função pública de diretor de unidade escolar da rede estadual farão as provas do certame no próximo domingo (22), das 9h15 às 13h15, sendo que os portões estarão abertos a partir das 8h15. Serão 13 locais de aplicação: um em cada cidade sede da Superintendência Regional de Educação (SRE).

O edital foi lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na segunda quinzena de agosto. A seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e visa a efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende a Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).

Os aprovados nas três etapas do seletivo exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução, desde que se submeta a novo processo de seleção. Entre os critérios de seleção é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na educação básica. Ainda é ainda atender aos critérios de competências técnico-profissionais para o exercício da função de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de ensino dispostas no edital.

Etapas e cronograma

O processo seletivo para a função de diretores escolares terá três etapas. A primeira é a avaliação de competência técnica de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva, que será aplicada pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), terá 50 questões de múltipla escolha e acontece no dia 22 de outubro nas cidades sede das 13 SREs.

A segunda etapa é a entrega e a avaliação do Plano de Gestão Escolar e da documentação comprobatória dos títulos, de caráter eliminatório e classificatório. A última é a entrevista dos candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.

Exceções

As unidades escolares, regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres celebrados com a Seduc, utilizam-se de outros critérios técnicos para a escolha de diretores. Entre essas escolas estão as indígenas e quilombolas; da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); as Unidades Prisionais, os Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Formação

Conforme o titular da Seduc, Fábio Vaz, o processo de seleção para função pública de diretor de unidade escolar, além de fortalecer a gestão democrática, promove a autonomia das escolas e, consequentemente, a qualidade do ensino na rede estadual. “Todo o processo está sendo realizado com muita seriedade e critério, a fim de que tenhamos gestores cada vez mais qualificados à frente das nossas escolas. Para isso, além de serem avaliados em todas as etapas, os servidores selecionados, que tomarão posse em janeiro, passarão por uma formação no início de 2024 e posteriormente os diretores serão contemplados com uma especialização em gestão ofertada em parceria com a Seduc e a Unitins”, elencou.

O edital completo e demais informações do certame estão disponíveis no site da Unitins.

Confira os locais de prova

Araguatins - Colégio da Polícia Militar CMTO Professora Antonia Milhomem

Araguaína - Colégio Estadual Guilherme Dourado

Arraias - Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro

Colinas - Colégio Militar do Estado do Tocantins - João XXIII

Dianópolis - Colégio João d’Abreu

Guaraí - Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão

Gurupi - Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão

Miracema - Escola Estadual Oscar Sardinha Avenida Industrial

Palmas - Colégio Militar do Estado do Tocantins - Senador Antônio Luiz Maya

Paraíso do Tocantins - Centro de Ensino Médio José Alves de

Pedro Afonso - Colégio de Tempo Integral Professor Antônio Berlamino

Porto Nacional - Escola Estadual Irmã Aspásia Rua Aureliano

Tocantinópolis - Colégio Dom Orione

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.