Saúde

Servidora que atua na UTI do Regional de Araguaína está com covid-19 e unidade é fechada

Toda a equipe também será testada para coronavírus.

Por Redação 4.044
Comentários (0)

01/05/2020 08h01 - Atualizado há 3 anos
Leitos de UTI do HTA são fechados

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) comunicou o fechamento por tempo indeterminado dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva 1 (UTI-1) em razão da suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, que acabou sendo confirmada por testes da covid-19. A cidade já tem 62 casos da doença.

O fechamento foi comunicado na quarta-feira (29) em ofício encaminhado à Diretoria de Regulação Estadual e à Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP). O documento é assinado pelo Diretor-Geral do HRA, Vânio Rodrigues de Souza, e pelo diretor-técnico, Sergio Nogueira de Aguiar.

O ofício relata que a medida foi adotada em virtude da suspeita de contaminação por covid-19 de uma servidora pública que atua no setor em escala regular de trabalho. Ela já se encontra afastada e o teste deu positivo para coronavírus.

Com o fechamento da UTI, a unidade informou que fará a testagem de toda a equipe que desenvolve suas atividades dentro da referida unidade e também dos pacientes que estão internados até o momento.

Em razão do problema, o hospital não disponibilizará, por enquanto, novas vagas para os leitos da UTI-1 até que seja descartada a possibilidade de contágio. Os pacientes já internados serão mantidos no local. 

SUSPEITA NO AMBULATÓRIO

Na quarta-feira (29), o Ambulatório de Alta Complexidade do Hospital Regional de Araguaína (HRA) também foi fechado depois que uma servidora apresentou sintomas clássicos do novo coronavírus. O teste na servidora deu negativo, contudo, todos os servidores, mesmo assintomáticos, foram colocados em isolamento.  

O QUE DIZ O GOVERNO

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que, por medida de cautela, fechou o ambulatório e bloqueou a entrada de novos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva I (UTI I) do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

O procedimento é padrão por medida de segurança aos pacientes da unidade: após servidora apresentar sintomas clássicos da Covid-19, o ambulatório foi fechado e os servidores (todos assintomáticos) foram encaminhados para isolamento domiciliar. O ambulatório será reaberto na próxima semana para reorganização do fluxo de atendimento e redução de risco ao paciente e profissionais. O exame da servidora resultou negativo para Covid-19.

Uma outra profissional que atua na UTI I está em isolamento domiciliar e seu exame resultou positivo para a doença, assim, os colaboradores que estiveram no mesmo ambiente que a profissional estão em processo de testagem que assegure o funcionamento da UTI de forma segura.

Mesmo bloqueado o acesso de novos pacientes, o funcionamento da UTI I segue normalmente com os pacientes já internados, que também estão em processo de testagem.

A SES destaca que, para todo atendimento realizado, a equipe multiprofissional de toda a Rede está devidamente paramentada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), portanto, a probabilidade de transmissão dentro do ambiente hospitalar, por parte dos profissionais, é consideravelmente reduzida.

Palmas, 30 de abril de 2020
Secretaria de Estado da Saúde 
Governo do Tocantins"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.