Manifestação

Servidores da Defensoria Pública fazem protesto pedindo reposição salarial desde 2019

Eles pedem ainda tratamento isonômico com relação a outras instituições.

Por Redação 813
Comentários (0)

11/03/2022 10h38 - Atualizado há 2 anos
Servidores da DPE querem reposição salarial.

Os servidores da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) estão se mobilizando por todo o estado para reivindicar a reposição inflacionária ocasionada pelo déficit acumulado desde o ano de 2019, quando foi concedido somente 1% de correção salarial aos servidores públicos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da DPE-TO (SISDEP), a Defensoria tem lei própria determinando a reposição anual das perdas inflacionárias com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Considerando que a última reposição ocorreu em 2019, o índice acumulado é de 22%, o que compreende uma substancial corrosão à remuneração do servidor. 

As manifestações estão tendo adesão em todas as diretorias pelo Estado. Os servidores buscam a recomposição salarial retroativa, inclusive, com tratamento isonômico, pois as demais instituições do Sistema de Justiça tiveram a revisão geral anual concedida pela Assembleia Legislativa, em 9% para o Poder Judiciário, e 4% para o Ministério Público, neste início de ano.

A principal reivindicação é que a Defensora Pública-Geral, Estellamaris Postal, envie projeto de lei à Assembleia com índice contemplando, ao menos em parte, uma parcela do índice inflacionário retroativo.

Os protestos seguem nas unidades da Defensoria e nas redes sociais, mobilizando grande parte dos servidores.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.