Estado

Secretário e médicos debatem realização de cirurgias eletivas; fila de espera tem 4.026 pessoas

Estado realizou 10.331 mil cirurgias eletivas pelo SUS em 2022.

Por Redação
Comentários (0)

13/01/2023 14h47 - Atualizado há 1 ano
Encontro com os médicos

Em reunião realizada na Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) nesta sexta-feira (13/01), a gestão da pasta recebeu dezenas de médicos cirurgiões para alinhamento das ações de 2023 e agradecimento pelo empenho e dedicação das equipes no ano de 2022.

Das mais de 10 mil cirurgias eletivas realizadas no ano passado, oito mil foram feitas dentro dos hospitais estaduais. O trabalho da gestão, em conjunto com os profissionais, proporcionou alívio a milhares de famílias que esperavam por um procedimento cirúrgico no Tocantins.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, reforçou a importância do trabalho conjunto. “Parabenizamos todos profissionais pelo grande trabalho realizado em 2022 e a ideia é seguirmos juntos em buscar novas propostas e estratégias para melhorar o atendimento do paciente. Pretendemos ampliar nossas cirurgias e melhorar a qualidade dos procedimentos. Temos uma equipe maravilhosa, com profissionais capacitados e estamos proporcionando melhores ambientes de trabalho com equipamentos modernos, medicamentos e insumos para subsidiar o trabalho deles. Isso é fruto do planejamento que fizemos e esta reunião visa isso: agradecer e alinhar os planos futuros”, disse.

O gestor ainda ressaltou que “as mais de oito mil eletivas feitas em nossos hospitais, no ano de 2022, é também resultado de todas as equipes multiprofissionais, que compreende enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentistas, maqueiros, pessoal de limpeza e todos os demais que atuam nas unidades, a quem agradecemos também, pela dedicação”.

Representando a equipe de Neurocirurgia do Hospital Geral de Palmas (HGP), a médica Adria Simões afirmou que é muito importante a aproximação da gestão da Secretaria da Saúde e as equipes médicas. “É necessário ter uma comunicação efetiva, nossas demandas são da ponta, do atendimento direto ao paciente e agora estão sendo ouvidas. Esses momentos proporcionam uma linguagem universal, com melhorias dos serviços e da realidade dos atendimentos. Estamos muito felizes, espero que continuem”, enfatizou.

Recorde

O Estado do Tocantins realizou 10.331 mil cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022. O número superou a meta de seis mil planejadas pela gestão e o total de todos os anos anteriores e é resultado das ações do Governo do Tocantins, que investiu em equipamentos, ampliação de hospitais da rede própria, pagamento de plantões extras, convênios com municípios e credenciamento de hospitais privados. Do total realizado, mais de 8 mil foram feitas pelas unidades hospitalares e profissionais de saúde das unidades geridas pela SES-TO.

Fila

Em todo o estado, ainda há 4.026 pessoas no Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera (SIGLE) à espera de uma cirurgia eletiva.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.