'Tucana Droid'

Sesi de Araguaína conquista 1º lugar em olimpíada nacional de robótica na Paraíba

A competição foi finalizada nesta sexta-feira (09) em João Pessoa, capital da Paraíba.

Por Redação 771
Comentários (0)

10/11/2018 11h04 - Atualizado há 5 anos
Os alunos e o professor

A equipe ‘Tucuna Droid’ do Serviço Social da Indústria de Araguaína foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), finalizada nesta sexta-feira (09) em João Pessoa, capital da Paraíba, categoria nível 1, ensino fundamental.

Desde o dia 07 de novembro, os estudantes Regimar Negreiro e Sérgio Gabriel Silva disputaram 4 rodadas para avaliação pela banca da competição da programação e performance do robô desenvolvido pela dupla.

Tarefas como ultrapassar obstáculos e resgatar vítimas são simuladas em uma mesa. O robô sobe rampas, recolhe bolas que representam os resgatados, desvia de objetos, anda em zigue zague e realiza outras tarefas que devem ser cumpridas pela programação desenvolvida no projeto dos alunos seguindo as regras da competição. 

Ao acertar mais no cumprimento das tarefas e manter a regularidade nos percursos, o resultado da ‘Tucuna Droid’ foi o melhor entre as 50 equipes participantes de todo o país na modalidade.

PREPARAÇÃO

A preparação dos alunos para a competição começou muitos meses antes das etapas estadual e nacional e o bom resultado é mérito do esforço dos alunos, como conta o professor de robótica da Escola SESI, Ulisses Parreira.

É extremante gratificante como professor enxergar o amadurecimento dos alunos. Este resultado é justamente o reflexo de toda a dedicação que eles demonstram em sala de aula desde o início dos trabalhos há muitos meses atrás”, disse.

Capitão da equipe, o estudante Regimar conta que chegou à Escola SESI sem ter conhecimento sobre a robótica, mas já intencionado a fazer parte da equipe. “Era um sonho faz tempo. Sempre quis estudar robótica e comecei sem saber nada e em pouco tempo já comecei a aprender programação. É uma novidade o 1º lugar, conseguimos com foco e dedicação”, avaliou.

A COMPETIÇÃO

A OBR é uma olimpíada científica que utiliza da temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas e identificar talentos. Desde 2015, a Escola SESI de Araguaína teve êxito em todas as etapas estaduais da Olimpíada conquistando vaga e bons resultados nas etapas nacionais.

A atividade ganhou tamanha importância que, a partir de 2019, deixará de ser uma atividade extracurricular para integrar a grade obrigatória dos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Os vencedores do nível 2 da OBR disputam a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq e Capes. Eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial, acontecem simultaneamente à competição.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.