De 19 para 21

Documento revela autores de proposta que aumenta número de vereadores em Palmas

Para valer nas eleições deste ano, a proposta deve ser aprovada até as convenções.

Por Redação 880
Comentários (0)

24/08/2020 09h38 - Atualizado há 3 anos
Câmara de Palmas pode ter 21 vereadores a partir do próximo ano

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica que pretende aumentar de 19 para 21 o número de vereadores na Câmara Municipal de Palmas tem assinatura de sete parlamentares. A matéria está tramitando na Casa e, caso seja aprovada, já pode valer para as eleições de novembro deste ano. 

O movimento SOMOS, primeiro projeto de mandato coletivo do Norte do Brasil, teve acesso ao documento e revelou os mentores da proposta: São eles: Folha, Laudecy Coimbra, Lúcio Campelo, Vandim do Povo, Gerson Alves, Jucelino Rodrigues e Felipe Martins.

De acordo com Alexandre Peara, membro do SOMOS, esse aumento em um momento tão delicado poderá gerar mais gastos com o legislativo. Para ele é importante que os parlamentares repensem essa decisão.

“Estamos passando por uma pandemia e temos um dos legislativos mais caros entre as Capitais. Antes de aumentar mais vagas deveria ser discutida a redução de regalias, convocação de mais concursados e a redução no número de comissionados, como já decidiu a justiça”, declarou.

Sobre o argumento de que não haverá aumento de gastos, como alguns vereadores alegam, Peara afirmou que não acredita nessa versão. “Eles falam isso agora, para que a gente acredite, mas a gente sabe que com o passar do tempo as coisas mudam. Não podemos aceitar isso, principalmente com a total falta de transparência com que isso está ocorrendo”, completou.

Proposta é assinada por 7 vereadores.

O SOMOS entrou em contato com o Procurador Regional Eleitoral, Álvaro Manzano, para verificar os prazos em relação a esta proposta. Ele informou que a alteração no número de vereadores deve ser feita por emenda à Lei Orgânica do Município e deve ocorrer até a data prevista para a realização das convenções partidárias.

“O número de vereadores pode ser definido de acordo com o número de habitantes do município, conforme o artigo 29 da Constituição Federal. Eu penso que teria que ser até o primeiro dia de convenções, e não o último. Porque todos os partidos teriam que ter o direito e a possibilidade de estabelecer o seu número de candidatos, que é fixado de acordo com o número de cadeiras”, destacou.

Portanto, conforme o pensamento de Mazano, para que em 2021 Palmas passe a ter 21 vereadores, a votação e aprovação da proposta devem ocorrer até o dia 31 de agosto, primeiro dia das Convenções.

Transparência

De acordo com a administradora e pesquisadora, Thamires Lima, mais do que a luta contra ao aumento neste momento, o SOMOS busca dar mais transparência para os atos do Legislativo Municipal.

“Nenhum cidadão ou cidadã conseguiria por meio virtual ter acesso a essa proposta. Não há transparência no processo legislativo municipal. Temos também uma dificuldade imensa de saber quanto custa um vereador, com o quê cada um gasta a verba indenizatória, ou seja, temos dificuldades em ter acesso a informações básicas. Enquanto essas questões primárias não forem resolvidas fica difícil dar credibilidade para um aumento no parlamento”, destacou.

Para o estudante Augusto Brito é preciso que o parlamento comece a dar visibilidade aos seus atos. Ele reforçou o posicionamento do SOMOS contra o aumento de cargos neste momento e reforçou que é preciso resolver inúmeras pendências antes de se pensar em discutir tal matéria.

“Quem acessa o portal da Transparência da Câmara dos Deputados, por exemplo, compreende o que pode ser uma referência em questão de transparência. Lá conseguimos encontrar até as notas fiscais digitalizadas, do que foi gasto por cada parlamentar. Precisamos de algo parecido aqui no nosso Legislativo Municipal. A Câmara possui uma desconfiança do cidadão tão grande, principalmente por causa da falta de transparência. Isso precisa mudar e pra que isso ocorra novas cabeças precisam ocupar o parlamento”, finalizou. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.