Negócios

Setor industrial do Tocantins está retomando a confiança aos poucos, mostra pesquisa Fieto

Índice registrou 4º aumento consecutivo, indicando que o sentimento de piora está perdendo força. 

Por Redação
Comentários (0)

22/08/2023 08h38 - Atualizado há 8 meses
Confiança empresarial está acima de 50 pontos

Apesar da pequena queda de 0,9 ponto entre julho e agosto (passando de 52 pontos para 51,1) o segmento da indústria permanece confiante, uma vez que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), seguiu acima da linha divisória dos 50 pontos. Em comparação com o mesmo período de 2022 houve queda significativa de 13,4 pontos. 

O levantamento é realizado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e foi divulgado nesta terça-feira (22).

"Pelo segundo mês seguido o ICEI permanece acima dos 50 pontos. Contudo, neste mês de agosto houve uma leve redução devido as avaliações mais cautelosas das expectativas”, explica Gleicilene Bezerra Cruz, técnica em pesquisa da FIETO. 

O estudo destaca que entre julho e agosto deste ano o indicador de Condições Atuais, um dos que compõem o ICEI, passou de 44,5 pontos para 46,4, registrando um aumento de 1,9 pontos. No entanto, permaneceu abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando que na perspectiva dos empresários a situação atual, tanto da economia brasileira quanto de seus negócios, piorou em relação aos últimos seis meses. Mesmo assim, o índice registrou seu quarto aumento consecutivo, revelando que o sentimento de piora está perdendo força.  

Já o indicador de Expectativas aponta uma queda de 2,4 pontos de julho para a gosto (saiu de 55,8 para 53,4 pontos) e segue acima dos 50 pontos, mostrando que as expectativas são otimistas para os próximos seis meses. Na média nacional o ICEI ficou em 53,2 pontos em agosto.   

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.