Órgãos federais

Sites da PRF, CGU e Instituto Federal do Paraná também foram alvos de ataque hacker

Sistema Eletrônico de Informações da PRF segue fora do ar.

Por Redação
Comentários (0)

14/12/2021 15h27 - Atualizado há 2 anos
Site da PRF também foi alvo de ataque de hackers.

Além do Ministério da Saúde, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) também sofreram ataques hackers na última sexta-feira (10), mas a informação só foi divulgada nesta terça-feira (14).

Segundo a CGU, não houve perda de dados e o sistema já está reestabelecido, assim como o IFPR. Já a PRF, confirmou que o Sistema Eletrônico de Informações segue fora do ar.

Todos os órgãos utilizam o mesmo serviço de computação em nuvem contratado em 2018 pelo então Ministério do Planejamento. A empresa é a Primesys, subsidiária da Embratel.

De acordo com a PRF, uma das ferramentas afetadas foi o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A Plataforma é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, mas não foram constatados vazamentos de dados.

Em nota, a corporação afirma que o incidente foi bloqueado assim que foi identificado e que equipes da instituição estão trabalhando para restaurar os sistemas através de back ups.  De acordo com a corporação, será necessário, ainda, um prazo de 48h para que os sistemas voltem à normalidade.

OUTROS ÓRGÃOS

O ataque aconteceu no mesmo dia em que um grupo invadiu as plataformas do Ministério da Saúde e outros vários sites do governo. Os hackers atacaram o site da Escola Virtual, um ambiente de cursos a distância ligado ao Ministério da Economia, e sites da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e outras ligadas à Secretaria de Governo Digital, órgão que integra a estrutura da Secretaria Especial de Desburocratização do Ministério da Economia.

De acordo com a PRF, ainda não se sabe se os ataques estão interligados. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

De acordo com a CGU, o ataque ocorreu por volta das 17h40 da última sexta-feira. Não houve perda de dados, segundo a nota divulgada.

Na sexta-feira, em publicação nas redes sociais, o IFPR comunicou que os serviços digitais da instituição estavam indisponíveis após o ataque. “A equipe do IFPR trabalha para recuperar esses serviços o mais rapidamente possível”, informou o centro de ensino.

CONECTESUS

O aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, continua fora do ar depois do ataque hacker ocorrido na madrugada da sexta-feira, 10.  Nesta segunda-feira, 13, o ministério emitiu nota informando que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.