Julgamento

STF derruba aumento de ICMS no Tocantins sobre combustível, energia elétrica e comunicação

Aumento começou em 1º de abril, mas só deveria vigorar a partir de 2024.

Por Conteúdo AF Notícias 2.333
Comentários (0)

30/09/2023 09h51 - Atualizado há 6 meses
Aumento do ICMS foi de 18% para 20%

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu revogar o aumento, de 18% para 20%, do ICMS sobre as operações internas de combustíveis, energia elétrica e serviços de comunicação no Estado do Tocantins. O julgamento ocorreu no Plenário Virtual, nesta sexta-feira (29), com resultado unânime. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7375) foi ajuizada pelo Diretório Nacional do PSD.

O aumento do imposto, ocorrido em março deste ano, obteve o único voto contrário do deputado estadual Professor Júnior Geo (Podemos). A medida entrou em vigor a partir de 1º de abril de 2023.

Conforme o entendimento jurídico, a nova alíquota básica do ICMS no estado do Tocantins só poderá ser aplicada a partir de janeiro de 2024.

Para que a majoração do ICMS no estado do Tocantins pudesse produzir efeitos ainda em 2023, a Medida Provisória nº 33/2022 deveria ter sido convertida em lei no próprio ano de 2022, o que não ocorreu.

Dos 12 estados que aumentaram suas alíquotas básicas, apenas o estado do Tocantins realizou tal procedimento via medida provisória. Desse modo, o Estado deverá continuar aplicando a alíquota de 18% até dezembro de 2023.

ENTENDA

No dia 22 de março, os deputados votaram em plenário a Medida Provisória nº 33 de 2022, que alterou o Código Tributário do Estado do Tocantins em relação ao aumento do ICMS. Geo, à época, se posicionou contrário a essa matéria tanto nas comissões, como em sessão ordinária, visto que o reajuste não cumpre a norma constitucional, que determina o aumento de tributos somente a partir de 2024.

“Me manifestei contrário a essa matéria desde a sua chegada na Casa de Leis. Estou como deputado com o objetivo de representar os interesses da sociedade, a estabilidade jurídica e a garantia da manutenção dos investimentos no Estado. A minha insistência é para que esse aumento ocorra da forma correta. O aumento do imposto, da forma como está sendo feito, pode trazer o aumento de inadimplência aos contribuintes”, destaca o deputado.

Confira o julgamento acessando o link.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.