Política

Surpresas das urnas em Araguaína: Tiago, Célio, Lázaro, Issam, Rerisson e Marcus

As urnas revelaram muitas surpresas boas e ruins para os candidatos.

Por Arnaldo Filho 5.890
Comentários (0)

08/10/2018 09h27 - Atualizado há 5 anos
Araguaína, o segundo maior colégio eleitoral do Tocantins

A eleição deste domingo (7) rendeu algumas surpresas, boas e ruins, para os candidatos de Araguaína. Vejamos:

Por exemplo, a reeleição do deputado federal Lázaro Botelho (PP) era vista de maneira confortável. Um parlamentar campeão de emendas para os municípios, com três mandatos consecutivos e com apoio de muitos prefeitos em dezenas de cidades. Conquistou 40.270 votos, mas não chegou lá. Na eleição de 2014 foram 42.935 votos. 

O problema é que a votação de Lázaro Botelho, em Araguaína, despencou de 17.902 votos, em 2014, para apenas 6.194 neste domingo. 

Por outro lado, quem surpreendeu positivamente foi o candidato a deputado estadual Issam Saado (PV), empresário de Araguaína. Mesmo com uma campanha tímida na cidade, onde obteve apenas 1.268 votos, ele focou nas cidades do interior, assegurando, assim, sua vitória com 9.251 votos.

A vitória do candidato a deputado federal Célio Moura, petista histórico da cidade, também surpreendeu. Moura é advogado e militante antigo na região norte. Já disputou vários cargos, inclusive prefeito de Araguaína e vice-governador na eleição suplementar, mas nunca havia logrado êxito. Agora terá a oportunidade de representar o Tocantins na Câmara Federal, tendo sido credenciado por 18.167 votos.

Tiago Dimas surpreendeu não apenas com a maior votação para deputado federal do Tocantins (71.842), mas também ao bater o recorde de 27 mil votos somente em Araguaína. Esse recorde pertencia ao seu pai, Ronaldo Dimas, quando disputou o mesmo cargo na eleição de 2010 e obteve cerca de 25 mil votos. 

A votação do candidato Dr. Roberto Anestesista (PRTB) em Araguaína também foi expressiva, 7.412 votos, a 2ª maior na cidade, desbancando todos os deputados federais de mandato. 

O Delegado Rérisson, o 5º mais votado em Araguaína, também merece destaque. Fez uma campanha com poucos recursos e conquistou votos espontaneamente pelo resultado do seu trabalho em prol da segurança pública.

Por fim, a última surpresa ocorreu com o candidato a deputado estadual Marcus Marcelo (PR). Ele conseguiu a maior votação de Araguaína, quase 9 mil votos (8.990 para ser exato), mas não foi eleito. No Tocantins, Marcus ficou na 19ª posição com 13.616 votos. Outros sete candidatos foram eleitos com menos votos, por causa do sistema proporcional. 

VEJA A VOTAÇÃO DOS CANDIDATOS EM ARAGUAÍNA

Lista dos mais votados em Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.