Rota cancelada

Tiago Dimas aciona Anac após fim de voo entre Araguaína e Palmas: 'injustiça e traição', afirma

Segundo a empresa, o cancelamento ocorre devido a uma ‘readequação programada de sua malha’.

Por Redação 1.766
Comentários (0)

11/09/2019 06h45 - Atualizado há 4 anos
Avião da Passaredo

A Passaredo Linhas Aéreas pegou a população de surpresa ao anunciar o fim da rota entre Araguaína e Palmas a partir do dia 27 de outubro deste ano.

Segundo a empresa, o cancelamento ocorre devido a uma ‘readequação programada de sua malha’ e tem o objetivo de 'otimizar e tornar mais eficiente a operação'. A companhia também citou o início da nova rota entre Araguaína a Brasília, no dia 02 de setembro.

No início da noite desta terça-feira, 10 de setembro, o deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) já se reuniu com o diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Juliano Noman, para discutir a decisão da empresa e tentar reverte-la, tendo em vista que o voo funciona há cerca de oito anos e sempre com muitos passageiros.

Tiago Dimas esteve acompanhado do também deputado federal Célio Moura (PT-TO) e do vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare (PSC). No encontro, os três foram claros em detalhar os prejuízos enormes para a cidade, pois a ligação com Palmas voltará a ser apenas terrestre, em uma viagem de 400 quilômetros.

Para Tiago Dimas, o sentimento é de injustiça e traição. Segundo o deputado, ao que tudo indica a Passaredo opta por tirar os aviões do Estado para reforçar a ponte aérea Congonhas-Santos Dumont (São Paulo-Rio de Janeiro). A empresa foi beneficiada por uma decisão da Anac que permitiu uma melhor distribuição dos slots (autorizações para pousos e decolagens) da Avianca e acabou ganhando o direto de operar nessa lucrativa rota.

“Eu fui uma das pessoas que entendia que o modelo anterior, que iria priorizar a latam e Gol, criaria uma concentração ainda maior no mercado, trazendo prejuízos e população. Mas aí, a Passaredo pega e faz isso com Araguaína. Nos sentimos totalmente traídos, ainda mais sabendo que a rota da nossa cidade nunca deu prejuízo”, destacou Tiago Dimas, ao salientar que a Anac precisa verificar o que está ocorrendo.

No mesmo sentido, Célio Moura e Fiomare falaram de injustiça e pediram providências. “Araguaína é principal cidade do Tocantins em atividade econômica privada. A população sempre frequentou o voo e agora está sendo ‘premiada’ por essa injustiça”, destacou Célio Moura. “Nós vamos seguir lutando para tentar restabelecer o voo para Palmas e as outras cidades. A saída do voo prejudica todo mundo, afasta investimentos e futuros negócios, além de dificultar a vida dos empresários que moram na cidade”, ponderou Fiomare.

Tiago Dimas destacou, ainda, que manteve contato telefônico com o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho. O executivo estava em Brasília por outros compromissos e o deputado tentou uma reunião com ele. No entanto, essa reunião não ocorreu. Nesta quarta-feira, Tiago Dimas e Célio Moura farão um novo contato telefônico com Felício Filho na tentativa de abordar o tema. “Nós vamos seguir tentando esse encontro e vamos lutar para reverter essa decisão”, salientou.

Veja mais

+ Gol Linhas Aéreas inaugura novo voo direto de Araguaína a Brasília neste domingo, 1º de setembro

Reunião na Anac para discutir o assunto

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.