Em audiência

Tiago Dimas diz que produtor vende litro de leite mais barato do que água e cobra valorização

Para o parlamentar, é absurdo o volume de leite e derivados importado pelos Brasil.

Por Redação 737
Comentários (0)

07/09/2019 09h50 - Atualizado há 4 anos
Deputado federal Tiago Dimas

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) saiu em defesa dos produtores de leite do Brasil e do Tocantins pedindo que o Governo Federal ajude a providenciar soluções e apoio para o setor.

Para o parlamentar, é absurdo o volume de leite e derivados importados pelos Brasil, em se considerando o tamanho do rebanho do país (mais de 215 milhões de cabeças de gado). Além disso, ele apontou uma série de outros problemas do setor. “Fico muito entristecido ao ver que o produtor do leite vende o seu produto a um preço menor do que uma garrafa de água”, salientou.

A defesa foi feita em audiência pública na quinta-feira, 5 de setembro, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

O congressista é membro da comissão e vem demonstrando preocupação com o setor desde que iniciou o seu mandato. A audiência pública teve como tema ‘Os problemas enfrentados pelos setores da cadeia produtiva do leite’.

O debate contou com as presenças de representantes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do Ministério da Economia, do Sindileite-BA (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia) e da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite).

Na audiência, Tiago Dimas ressaltou que, só no Tocantins, são 7 mil produtores que conseguem 208 mil litros por dia em geral. A maioria dessas pessoas, conforme o deputado, está passando dificuldades. “Infelizmente, muitos não conseguem nem mais pedir socorro, estão deixando o setor”, disse, ao lembrar que a realidade dos produtores é muito difícil, com um trabalho que se inicia às de madrugada, por volta das 4 horas.

O deputado destacou que o preço pago ao produtor está muito baixo, mesmo agora em período de seca, quando historicamente o valor é melhor. “O produtor gasta em insumos, em ração e não tem o retorno. Tenho informação de Pequizeiro, de um grupo que produz de 10 mil a 13 mil litros por dia, que está com as atividades paralisadas. Quando eles mais precisam, que é exatamente agora, período de seca, houve uma redução”, lamentou o parlamentar.

O deputado afirmou não ser correto o fato de o Brasil importar 29 mil toneladas de queijo e requeijão (produtos à base de leite) por ano, enquanto o volume exportado mal passa de 10% dessa quantidade.

Desde os anos 1970 os produtores de leite reclamam das importações”, frisou Tiago Dimas, ao ressaltar que a derrubada das tarifas antidumping do leite da Nova Zelândia e da União Europeia trouxe mais problemas.

Os outros países do mundo dão pesados subsídios aos seus produtores. Nós precisamos mudar a nossa política”, ressaltou o parlamentar, ao destacar que uma das reivindicações do setor é uma linha de crédito específica para que os produtores possam investir em tecnologia.

No debate, os representantes do Governo Federal mostraram as medidas que a administração está fazendo para o setor e ressaltaram que a derrubada das tarifas antidumping foi uma decisão técnica. Também ficaram abertos ao diálogo para que se possam promover medidas de melhorias.

Tiago Dimas na audiência

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.