Polêmica

TJ pretende fechar oito Comarcas no Tocantins e preocupa população e advogados

O projeto de lei foi apresentado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ).

Por Redação 1.676
Comentários (0)

28/11/2018 14h47 - Atualizado há 5 anos
Cidade de Almas está na região sudeste do Tocantins

O prefeito de Almas (TO), Wagner Nepomoceno, o Waguinho, disse que a população da cidade, situada na região Sudeste do Estado, está preocupada com possível fechamento da comarca de justiça presente no Município.

O projeto de lei foi apresentado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ) e pretende extinguir também os cargos de oficial de justiça e escrivão. Cerca de oito comarcas localizadas em pequenas cidades podem ser extintas. 

Segundo o gestor, a grande maioria da população é carente de recursos financeiros e precisará se deslocar até Natividade, distante quase 80 km, para acompanhar audiências e os trabalhos da justiça.

“Tem ocorrido essa conversa, principalmente entre advogados da cidade, de que o Tribunal de Justiça estaria cogitando a possibilidade de fechar comarcas de primeira entrância pelo Estado, seriam oito comarcas na mira de serem extintas. Temos preocupação, pois a comarca de Almas responde por muitos processos, não somente do Município, mas também de Porto Alegre do Tocantins”, disse o prefeito.

Segundo Waguinho atualmente cerca de 700 processos tramitam na Comarca de Almas, “pois a população corriqueiramente busca o judiciário para resolver seus litígios”, comenta.

Com o eventual fechamento da comarca, os jurisdicionais do Município precisarão deslocar-se 76 km até Natividade, “além de possivelmente verem outros órgãos saírem da cidade, como delegacia de polícia, Defensoria Pública e Ministério Público”, projeta o prefeito.

O prefeito de Almas revela que o Município tem grande interesse da presença da Justiça no Município, “tanto que em 2017, a Prefeitura de Almas doou terreno ao Poder Judiciário do Tocantins para que venha a construir sede própria do fórum na cidade”, disse.

“O que pedimos é a sensibilidade do presidente e desembargadores do Tribunal de Justiça para que esse provável fechamento das comarcas não ocorra, para que a Justiça possa estar presente de forma plena nas comunidades que mais precisam dela”, finaliza Waguinho.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.