Turismo

TO e MA firmam parceria para rota turística integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas

Estruturação de rota integrada viabilizará conexão turística entre os estados.

Por Redação
Comentários (0)

04/05/2021 14h35 - Atualizado há 7 meses
Rota unirá regiões turísticas do Tocantins e Jalapão

A integração entre roteiros turísticos que garantam contato com a natureza, aventura e experiências culturais, já promovida por algumas agências de receptivo, tem sido uma das apostas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur/MA) e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc/TO) para dois importantes roteiros turísticos dos estados do Tocantins e Maranhão.

A estruturação de uma rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas foi a pauta de uma reunião ocorrida nesta segunda-feira, 03 de maio.

A reunião contou com a participação do secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, do presidente da Adetuc, Jairo Mariano, do superintendente da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, da superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, além de técnicos dos dois Estados. 

A proposta, que visa fomentar ações para o desenvolvimento do Turismo nos Estados que fazem divisa, tem sido vista com a oportunidade de fortalecer as regiões durante a retomada do turismo.

“Eu aposto muito nesse produto e nessa parceria, pois entendemos que já há uma demanda natural precisando, apenas, de algumas intervenções e melhorias para ficar mais estruturada. Sabemos que as pessoas irão procurar o ecoturismo, o turismo de aventura e ter várias opções ao ar livre é um diferencial de mercado, principalmente por ser um produto onde o turista irá desfrutar de forma segura e personalizada”, frisou o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior.

Ao todo, o novo roteiro turístico contempla 690 km, com uma variedade de atrativos naturais, além de acessos facilitados feitos pelos aeroportos de Imperatriz e Palmas. 

Entre os atrativos que podem ser visitados no roteiro integrado, que garante um contato direto com a natureza, estão cachoeiras, fervedouros, dunas e lugares com águas cristalinas e de tonalidade azuis extraordinárias. 

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, reforçou a importância das parcerias para o fortalecimento do turismo em todo o país, principalmente, na formatação de produtos inovadores que irão melhorar a performance das regiões turistas durante a retomada. 

“Nós já temos produtos solidificados e precisamos inovar nas experiências que eles proporcionam aos visitantes. Esta, mais do que nunca, é a hora dos Estados se unirem para impulsionar a retomada do turismo e inovar em produtos que irão atrair pessoas e, consequentemente, impactar na economia e no desenvolvimento regional”, completou.

Jalapão e Chapada das Mesas

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão está localizado em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas.

Dentre os principais atrativos do Parque do Jalapão estão a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, as dunas, o Fervedouro, o Povoado Mumbuca, a Prainha da Cachoeira Velha, a Serra do Espírito Santo, o Rio Novo e a prática de rafting.

O Polo Turístico da Chapada das Mesas, composto por 12 municípios, recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente no período que vai de junho a outubro. As cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina, com temperaturas amenas em torno de 22° C, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o local.

As cachoeiras de São Romão e a Cachoeira da Prata se destacam por sua grandeza e o poço azul e o encanto azul pelo tom azulado de suas águas, mas outras atrações como o trekking até o Morro das Figuras, o portal da Chapada e as trilhas ecológicas com inscrições rupestres como a que leva até o Morro do Chapéu não deixam nada a desejar no quesito aventura. 

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.