Ruth Almeida

Tocantinense vencedora do Oscar da Gastronomia é prestigiada no Sebrae: 'muito orgulho'

Encontro foi uma oportunidade de valorizar ainda mais a tocantinense pelo seu trabalho.

Por Redação
Comentários (0)

08/12/2021 07h48 - Atualizado há 2 anos
Ruth Almeida com a diretoria do Sebrae

A chef de cozinha, Ruth Almeida, vencedora do Oscar da Gastronomia Brasileira, o Prêmio Dolmã, durante o Festival Enchefs Brasil realizado em Belém (PA), foi recebida pela diretoria do Sebrae Tocantins na tarde desta terça-feira (7).

Na ocasião, o diretor superintendente, Moisés Gomes, o diretor de Administração e Finanças, Jarbas Meurer, a diretora técnica, Eliana Castro, e o coordenador Estadual de Competitividade do Sebrae, Alex Vera, prestigiaram e parabenizaram a tocantinense, além de promoverem uma discussão de iniciativas para o turismo com foco na culinária regional.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, é um grande privilégio ter o nome da região Norte e, principalmente, do Tocantins em manchete nacional. “Ficamos muito felizes em ver nossa região se destacando, principalmente, através da nossa gastronomia, que é tão singular. O Sebrae está constantemente fomentando a gastronomia local, e podemos dizer com muito orgulho que temos ao nosso lado a melhor chef de cozinha do país”, afirmou.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Jarbas Meurer, destacou a história de superação da chef. “Ruth é uma verdadeira artista, vem quebrando barreiras há anos e hoje está onde está porque foi e é muito guerreira. É através dela que a nossa gastronomia e turismo vêm ganhando notoriedade nacional”, disse.

A diretora técnica Eliana Castro pontuou a representatividade feminina em um prêmio tão importante. “Dentre os seis finalistas, Ruth foi a única mulher participante e vê-la ganhando o troféu foi uma grande emoção, pois sabemos como é significativo ter mulheres galgando lugares que antes eram tão difíceis de chegar”, ressaltou.  

Ruth Almeida não escondeu a emoção de ter representado o Tocantins e sua cultura em âmbito nacional. “Consegui representar meu estado, com minhas vestes, pintura e minha comida. Não tenho palavras para expressar quão satisfatório é ouvir as pessoas falando bem do meu trabalho. Me sinto acolhida pelo Sebrae não só hoje, mas a todo momento, pois sou sempre bem recebida e ouvida. Sei que virão muitos projetos bacanas pela frente”, explicou.

Perfil

Chef de cozinha, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis.

Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.

Diretoria do Sebrae recebe Ruth Almeida

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.