Em outubro

Meia Maratona do Tocantins tem formato alterado para facilitar participação de novos atletas

A tradicional corrida de rua será realizada nos dias 12 e 13 de outubro, com categorias adulto e infantil.

Por Redação
Comentários (0)

26/09/2019 17h08 - Atualizado há 4 anos
Evento será nos dias 12 e 13 de outubro

Em novo formato, a XIX Meia Maratona do Tocantins ocorrerá nos dias 12 e 13 de outubro nos municípios de Palmas e Porto Nacional. Além da prova dos 21 km, neste ano também serão disputadas provas de 10 km e 5 km e prova infantil, de 20 a 300 metros.

Conforme Robson Ferreira, superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Seduc, as provas com percursos menores visam democratizar e popularizar a participação dos atletas.

Nós sabemos que temos muitos atletas que não têm condição de treinar e correr os 21 km, então, esses atletas terão a oportunidade de participar dessa grande festa, realizando percursos inferiores”, ressaltou.

No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será realizada a Corrida de Rua da Criança, em parceria com o Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Tocantins, com a primeira largada às 07h30, na Praia da Graciosa, em Palmas, com percurso dividido de acordo com a faixa etária, por atletas de ambos os sexos, crianças e adolescentes regularmente inscritos.

Já a meia maratona, a corrida 10 km e a corrida de 5 km serão realizadas no dia 13, com largada prevista para as 6h45. As duas primeiras terão largada no Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, com chegada à Praia da Graciosa, e a última terá largada e saída na Praia da Graciosa.

Os atletas interessados em participar do evento devem se inscrever em uma única prova e em uma única categoria. A meia maratona e a corrida de 10 km se dividem da seguinte forma: categoria elite feminino; categoria elite masculino; categoria forças de segurança; categoria pelotão geral e categoria PCD (Pessoa com deficiência).

As provas de 5 km e a corrida de rua para crianças serão divididas em duas categorias: categoria pelotão geral e categoria PCD (Pessoa com deficiência).

Outra novidade prevista no regulamento deste ano é a categoria para as forças de segurança. Fazem parte desta categoria os atletas integrantes das seguintes instituições: Militares das Forças Armadas – masculino e feminino; Policiais Federais – masculino e feminino; Policiais Rodoviários Federais –  masculino e feminino; Policiais Militares  – masculino e feminino; Policiais Civis – masculino e feminino; Bombeiros Militares – masculino e feminino; Agentes Penitenciários – masculino e feminino; Guardas Metropolitanos/Municipais –  masculino e feminino; Agentes de Trânsito – masculino e feminino.

Nas categorias de elite da meia maratona e da corrida de 10 km, o atleta deve possuir um currículo de tempo mínimo em provas oficiais, sendo esses, obrigatoriamente, válidos ou confirmados, dos últimos 12 (doze) meses e o tempo comprovado de no mínimo dois eventos.

No pelotão de elite masculino, o atleta deve ter tempo referencial de até 1h10 para a meia maratona e até 32 minutos para os 10 km. E no pelotão de elite feminino, a atleta deve ter tempo referencial de até 1h25 para a Meia Maratona e até 38 minutos para os 10 km.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.