Monkeypox

Exame que detecta a varíola dos macacos agora será realizado em laboratório do Tocantins

Amostras estão sendo recebidas na unidade de Palmas, que já trabalha o fluxo junto aos municípios.

Por Redação
Comentários (0)

31/10/2022 15h05 - Atualizado há 1 ano
Exame é padrão ouro para o diagnóstico da doença, segundo a OMS

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) iniciará nesta semana o processamento de testes de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real para o diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox (varíola dos macacos). O exame é padrão ouro para o diagnóstico da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O teste é realizado através do Kit Molecular Monkeypox (MPXV), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi recebido pelo LACEN-TO na última semana.

“Tivemos uma reunião técnica com a equipe de Bio-Manguinhos/Fiocruz para alinhamento com a equipe técnica do LACEN-TO. Nesta semana, os últimos ajustes e programações nos equipamentos estão sendo realizados para que na próxima quinta-feira, 03 de novembro, inicie o processamento das amostras”, explicou a diretora LACEN-TO, Jucimaria Dantas.

Ainda segundo Jucimaria, as amostras para os testes estão sendo recebidas e concentradas na unidade de Palmas. “Firmamos a rotina de processamento quinzenal, então, seguindo as recomendações e prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os resultados serão disponibilizados pelo LACEN-TO via Sistema GAL”, enfatizou.

A expectativa é que sejam analisadas, em média, aproximadamente 10 amostras por semana, atendendo todas as demandas das unidades de saúde do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.