Meio Ambiente

Tocantins discute isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos; concessionárias são favoráveis

Outros estados já deram essa isenção, como Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, etc.

Por Redação
Comentários (0)

04/07/2023 16h30 - Atualizado há 9 meses
Reunião com representantes de concessionárias para debater a proposta

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e representantes de concessionárias de veículos do Tocantins se reuniram nesta terça-feira (4/7) para discutir a isenção do IPVA a carros elétricos e híbridos.

A demanda partiu de um requerimento apresentado pela deputada Claudia Lelis (PV) e visa contribuir para a redução dos impactos causados pela difusão dos poluentes produzidos pelos motores que utilizam combustíveis fósseis, uma vez que os carros elétricos e híbridos são considerados bem menos poluentes em comparação aos convencionais.

Durante a reunião, o secretário Marcello Lelis ressaltou a importância desta pauta  já que ela também contribui para que o estado tenha menos emissão de gases poluentes, que é um dos focos principais do  programa de REDD+ ( Redução das Emissões  de Gases do Efeito Estufa Oriundos do Desmatamento da Degradação Ambiental).

“O Tocantins, por orientação do governador Wanderlei Barbosa, tem tido um grande avanço quando o assunto é política ambiental e unificar a pauta da isenção do IPVA às outras que tratam sobre a redução da degradação do meio ambiente é bastante importante”, afirmou o secretário.

Segundo a deputada Claudia Lelis, o requerimento foi baseado em outros estados que já praticam este tipo de isenção como o Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Claudia também destacou os benefícios sociais, ambientais e econômicos que podem ser gerados com a adoção desta medida.

Impacto

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabreve), de 2022, indicam que foram vendidos 57.283 veículos eletrificados (elétricos e híbridos), um aumento de 55,4% em relação ao ano de 2021.

O empresário Luciano Rosa destacou que a isenção vai ser importante por permitir também que as empresas do setor possam fazer novos investimentos no estado. “É uma pauta que precisamos abraçar já que o mundo todo está caminhando neste sentido”, afirmou.

O gerente comercial da Toyota pontou que “o mercado está mudando e o cliente está exigindo este caminho da sustentabilidade". "Esta medida será importante, não só pela questão das vendas, mas, principalmente, pela questão ambiental”.

Os representantes das concessionárias ficaram de apresentar um levantamento dos impactos gerados pela compensação em relação ao volume de vendas, recolhimento de impostos, geração de empregos e projeção de crescimento do setor para que a pauta possa ser apresentada aos outros órgãos competentes.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.