Cooperação técnica

Através de parceria, Tocantins inova monitoramento ambiental com tecnologia espacial

As equipes do Naturatins e da Visiona iniciaram os trabalhos durante encontro virtual.

Por Redação
Comentários (0)

08/12/2020 14h27 - Atualizado há 3 anos
Governo do Tocantins inova monitoramento ambiental com tecnologia espacial

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou junto com a Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre Embraer e Telebrás voltada para a integração de sistemas espaciais, os trabalhos para o desenvolvimento conjunto de soluções que vão integrar sistemas espaciais e computacionais.

A iniciativa tem como finalidade disponibilizar serviços inteligentes de tecnologia de monitoramento ambiental, com imagens de satélite, no Estado.

“A Cooperação Técnica com a Visiona coloca o Naturatins na vanguarda tecnológica de monitoramento ambiental, bem como da internet das coisas, que permite atender demandas do setor agropecuário. E a partir do comissionamento do satélite, o Cimdea [Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais] estará habilitado para, sem qualquer custo financeiro, receber, processar e validar as imagens coletadas pelo nanossatélite VCUB-1”, destaca Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

Durante a reunião, o Diretor de Operações da Visiona, Cleber Oliveira, ressaltou a importância e escopo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre as partes, bem como outras parcerias já firmadas no plano estadual e federal, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre outras instituições.

Cleber Oliveira pontuou ainda que em novembro foi concluída a Revisão Crítica do Projeto (Critical Design Review - CDR) do VCUB1. “A realização desse piloto será fundamental para avaliar o desempenho do satélite VCUB em condições reais, uma vez que este está otimizado e possui diversas inovações para aplicações de monitoramento ambiental”, afirma Cleber Oliveira, da Visiona.

Em seguida, Eliandro Gualberto, Diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, reiterou a importância da Cooperação Técnica entre as duas instituições no cenário regional e nacional. O diretor ressaltou a aplicabilidade dos produtos derivados de imagens para a fiscalização, monitoramento e inspeção ambiental do instituto. 

Marco inicial

Nesse primeiro encontro, as equipes do Naturatins e da Visiona definiram as atribuições das partes no Plano de Trabalho e realizaram a atualização do status do projeto espacial do satélite VCUB1. Também foi definido que serão realizadas reuniões mensais, além do detalhamento técnico do Plano de Trabalho e do nanossatélite VCUB1.

O Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo do Tocantins, por meio do Naturatins/Cimdea com a Visiona Tecnologia Espacial, foi formalizado em outubro de 2020. 

Sobre a Visiona Tecnologia Espacial

A Visiona é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras voltada para a integração de sistemas espaciais. Criada em 2012 para atender os objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).

A empresa foi a responsável pelo programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018 a empresa concluiu com êxito o desenvolvimento do primeiro Sistema de Controle de Atitude e Órbita (AOCS, na sigla em inglês) de satélites responsável pelas funções de navegação, apontamento e controle do satélite.

O próximo passo da empresa é validar esse sistema no VCUB1, primeiro nanossatélite projetado integralmente pela indústria nacional.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.