Segurança pública

Ministério da Justiça vai implantar Centro Integrado de Comando e Controle no Tocantins

Estado vai entrar com a estrutura física e o Ministério, com os equipamentos e mobiliário.

Por Redação
Comentários (0)

28/09/2022 15h25 - Atualizado há 1 ano
Encontro reuniu representantes de órgãos e forças de segurança

O Tocantins está ajustando os últimos detalhes para a implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será um espaço de integração no qual as diversas forças de segurança poderão trabalhar em conjunto com vistas à tomada de decisões de forma ágil, integrada e eficiente. 

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mauro André Kaiser, o grande ganho do Centro será a integração propriamente dita e sem a interferência de qualquer instituição.

“Cada instituição vai trabalhar na sua expertise só que de forma conjunta. Hoje fizemos a vistoria técnica do local, que é de contrapartida do estado, e aprovamos com a necessidade de poucas adequações. O próximo passo é a assinatura do acordo de cooperação, que é basicamente o estado dizer que quer receber os equipamentos do Ministério da Justiça e que se compromete em fazer a manutenção e adotar a filosofia proposta pelo Ministério, que é das operações integradas”, informou. 

O chefe de gabinete ainda explicou que, com a implantação, será cumprida uma promessa histórica que vem desde 2014. “A promessa é de entregar aos estados que não foram sede da copa do mundo e que não receberam o Centro de Comando e Controle uma estrutura equivalente, que facilite a integração e o trabalho conjunto das forças de segurança”, destacou. 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, reforçou que, desde que assumiu a gestão, a equipe da secretaria tem buscado dar celeridade aos trâmites que agilizem a instalação do centro no Tocantins.

“Estamos muito felizes com esta visita, com a agilidade e a atenção que o Tocantins tem recebido. Estivemos em Brasília na semana passada e hoje a equipe já está aqui. As forças de segurança e o Tocantins terão um grande ganho, pois o centro será um espaço de união e os recursos tecnológicos vão facilitar a tomada de decisões de forma ágil e integrada”, destacou o secretário. 

Durante a reunião, representantes da Polícia Militar (PM-TO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-TO), Polícia Penal e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fizeram questão de se manifestar e destacar o empenho da Segurança Pública em buscar melhorias, bem como reforçar a importância da atuação integrada. 

Estiveram presentes na reunião representantes de órgãos e forças de segurança, equipe técnica da Secretaria da Segurança Pública e representantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

'Cada instituição vai trabalhar na sua expertise só que de forma conjunta'

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.