Reforço na SSP

Tocantins recebe helicóptero da Justiça de São Paulo para ações de combate à criminalidade

Possui cinco assentos, além de amplo espaço para o transporte de equipamentos.

Por Redação 899
Comentários (0)

03/08/2023 08h42 - Atualizado há 8 meses
A aeronave será utilizada em ações da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins e do Naturatins

Um helicóptero do modelo Robinson R66 foi entregue à Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP-TO) e ao Naturatins, nesta quarta-feira (02/08), para contribuir com ações de repressão à criminalidade. Também foram entregues 50 macacões antichamas e 20 pares de luvas.

Na ocasião, o governador assinou um decreto que regulamenta a destinação ao Fundo para Modernização da Polícia Civil do Estado do Tocantins (Fumpol) de bens, direitos e valores provenientes, direta ou indiretamente, da prática de crimes de lavagem de capital.

A aeronave foi outorgada pela 2ª Vara de Justiça Criminal de Piracicaba (SP) para a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins. 

O secretário da SSP-TO, Wlademir Costa, ressaltou a importância da nova aeronave no combate à criminalidade. “Sem sombra de dúvidas, vem para o combate à criminalidade, assim como em situações que se faça necessário o apoio aéreo”, pontuou. 

Aeronave

O helicóptero Robinson modelo R66 é capaz de voar de Palmas a qualquer município do Estado sem necessidade de reabastecimento. Possui cinco assentos, além de amplo espaço para o transporte de equipamentos e todo tipo de carga.

O diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Major Gustavo Bolentini, ressaltou que essa aeronave tem características específicas que será um diferencial principalmente no combate ao tráfico de drogas. “Essa é uma aeronave muito versátil, é uma aeronave turbina. Uma informação importante é que ela sai de Palmas para qualquer município do Estado sem precisar de reabastecimento. Então ela vai auxiliar grandemente as operações policiais, especialmente aquelas em zona rural, de combate ao crime em geral e, principalmente, ao tráfico de drogas", destacou.

Assinatura do Decreto nº 6.658

Ainda durante a cerimônia, Wanderlei Barbosa assinou o Decreto nº 6.658, regulamentando a destinação para o Fumpol de todos os bens, direitos, valores provenientes, direta ou indiretamente, de ilícitos penais relacionados a crimes de lavagem de capital.

Assim, todos os ativos financeiros provenientes de lavagem de capital cujo perdimento for decretado pelo Poder Judiciário em favor do Estado do Tocantins serão recolhidos para o Fumpol. Esse recurso financeiro deverá abranger investimentos na formação e capacitação de policiais civis para a investigação de ilícitos penais relacionados à lavagem de dinheiro, bem como na infraestrutura, tecnologia e reestruturação de unidades da Polícia Civil que atuem na prevenção e combate aos crimes previstos na Lei Federal nº .613/1998.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.