Crise do coronavírus

Tocantins vai devolver pacientes do Pará: 'já estamos sobrecarregados', diz prefeito Dimas

Para não comprometer o atendimento da população tocantinense.

Por Arnaldo Filho 9.146
Comentários (0)

27/04/2020 18h28 - Atualizado há 3 anos
Pacientes serão transferidos para hospitais de referência no Pará

Pacientes de outros estados, principalmente do Pará, estão ocupando a maioria dos leitos hospitalares na rede pública de saúde de Araguaína e a situação está preocupando os gestores, pois a cidade é referência para toda a região norte do Tocantins.   

"Estamos preparados para atender a nossa região de saúde, com cerca de 670 mil pessoas. Mas 70% dos leitos estão ocupados por pessoas de fora. Alguns pacientes são aceitáveis, como os caminhoneiros", disse o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) após fazer contato com o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, para discutir o problema e cobrar uma solução.

"Hoje recebemos mais dois paraenses, que deveriam ter sido encaminhados para Marabá ou Belém. Até gostaríamos de atendê-los por uma questão humanitária, mas não conseguimos. Ficaremos sobrecarregados”, justificou o prefeito.

Para não comprometer o atendimento à população tocantinense, o secretário da Saúde disse ao prefeito que esses pacientes serão transferidos para hospitais de referência em seus respectivos estados.

"O Governo do Tocantins vai tomar a iniciativa de transferir esses pacientes para a referência deles, seja de ambulância, UTI móvel ou aérea. Vai levar para Belém, Marabá ou outra cidade. A gente não tem condição de receber a demanda do Pará nem do Maranhão”, afirmou Ronaldo Dimas.

CAPACIDADE HOSPITALAR

Atualmente, Araguaína tem 30 leitos exclusivos e preparados para atender os casos graves e moderados de coronavírus.

Mais 10 leitos devem estar preparados para atendimentos aos pacientes com covid-19, já para o dia 1º de maio no Hospital Dom Orione. A Prefeitura trabalha para alcançar a meta de 50 leitos.

O Governo do Estado também anunciou que pretende instalar um hospital de campanha com 50 leitos em Araguaína.

BOLETIM DOS CAMINHONEIROS

Caminhoneiros dos estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul já foram diagnosticados com a covid-19 em Araguaína. Além desses, um caminhoneiro de 58 anos, de Santa Catarina, foi transferido de Guaraí para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), onde está internado na UTI. 

Já o caminhoneiro Antoninho Muller, 56 anos, não resistiu à doença e morreu no HRA na noite de sábado (25), após ter sido transferido do Hospital Municipal de Tocantinópolis, com estado clínico gravíssimo. Ele morava em Dourados (MS), onde o óbito foi notificado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.