Calor em queda

Tocantins tem previsão de mais chuvas nos próximos dias, diz Meteorologia da Unitins

Chegada de fato do período chuvoso, no entanto, ainda não foi confirmada.

Por Redação 2.259
Comentários (0)

22/09/2020 16h05 - Atualizado há 3 anos
Céu de Palmas nublado durante período chuvoso

Depois de quase 120 dias sem chuvas significativas na maior parte do Tocantins, o tempo nublado e algumas garoas em áreas isoladas trouxeram um alento e a esperança de mais chuva para os próximos dias para amenizar o calor de 40ºC. Em Palmas, a última chuva havia sido registrada no dia 29 de maio passado. 

O meteorologista do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), professor doutor José Luiz Cabral, lembra que a chegada da primavera é sempre marcada por mudança do tempo. "É um mês de transição e já se começa a preparar a atmosfera para o início do período chuvoso", explica.

O meteorologista diz que a instabilidade deve seguir nos próximos dias, com chuvas pontuais, porém, nada garante que já seja o início do período chuvoso no Estado, podendo estar relacionada ao que popularmente é chamada de "chuva do pequi". Sobre o volume de chuva, o pesquisador fala que não foi possível contabilizar, pois nenhuma caiu sobre as estações meteorológicas do Nemet/RH.

No Polo de Fruticultura São João, município de Porto Nacional, um produtor rural registrou 3mm de chuva no pluviômetro de sua propriedade, o que já serviu para amenizar o calor e umedecer o solo.

Chuvas também foram registradas em municípios das regiões Sul e Sudeste do Tocantins, havendo, inclusive, alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o risco de temporais com chuvas de 20 a 30mm e ventos fortes - 40 a 60 km/h. 

Clima

No Tocantins, o clima que predomina é o tropical com duas estações bem definidas: uma seca e uma chuvosa. A primeira vai de maio a outubro e a segunda, de novembro a abril. 

O Nemet/RH desenvolve trabalhos de monitoramento climatológico e disponibiliza à sociedade, via internet, a previsão do tempo para os sete dias da semana para todos os 139 municípios do Tocantins e a previsão do clima para três meses de todas as regiões do Tocantins. Veja aqui

Professor Cabral fala sobre previsão de chuvas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.