Saúde

Tomógrafo é instalado dentro do Hospital Regional de Araguaína e agiliza exames

Antes os pacientes precisavam ser removidos para outra unidade.

Por Redação 674
Comentários (0)

30/08/2021 14h12 - Atualizado há 2 anos
Aparelho de tomografia dentro do HRA

Um aparelho de tomografia foi instalado dentro do Hospital Regional de Araguaína (HRA) para melhorar a assistência oferecida aos pacientes na unidade hospitalar.

O tomógrafo faz parte dos serviços de Telerradiologia, recentemente contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e é capaz de detectar mínimas alterações em ossos, tecidos e órgãos.

Segundo o ortopedista e diretor técnico do HRA, Sérgio Nogueira Aguiar, antes os pacientes eram levados para outras unidades para realizar os exames. "A locomoção acarretava instabilidade no quadro clínico, além do trabalho que a equipe tinha em fazer este deslocamento. Agora, com o tomógrafo dentro do hospital, os exames são feitos com mais conforto, celeridade e temos com isso uma melhora considerável no atendimento, evolução do paciente e na rapidez do prognóstico”, pontuou o diretor.

Conforme a Saúde, o tomógrafo ainda trouxe economicidade para os cofres públicos. “Antes, além do tempo que demandava em solicitação locomoção de pacientes, tínhamos ainda os custos no transporte, principalmente com os pacientes que precisavam de UTIs móveis. Outro grande benefício é a agilidade nos laudos, que passarão a ser de até, no máximo 72h. Para pacientes de urgência e emergência, o laudo sai em 2h, já para pacientes internados o prazo é 24h e no caso de pacientes de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), 48h. Para os ambulatoriais, 72h”, destacou a Superintendente de Unidades Próprias da SES, Elaine Sanches.

O Hospital Regional de Araguaína possui 260 leitos e um grande fluxo de pacientes, principalmente com traumas, o que demanda um rápido diagnóstico e definição da conduta terapêutica. 

O HRA

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) é uma unidade de média e alta complexidade, classificado como unidade de Porte III, que atende pacientes do Tocantins, do sul do Pará e do Maranhão.

Criado em 1970, o hospital tem 260 leitos de internação, sendo 35 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) (17 Covid-19 e 18 gerais) e centro cirúrgico com seis salas em funcionamento.

Além da parte central, onde funciona o Pronto Socorro, alas de internação e o centro cirúrgico, o HRA possui outros seis anexos de atendimento: Anexo Administrativo, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Ambulatório de Oncologia Clínica, Casa de Apoio Glória Morais, Centro de Alta Complexidade (Cac) e Centro de Reabilitação (Reabilito).

Especialidades

Cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, clínica médica, ortopedia e traumatologia, nefrologia, psiquiatria, oncologia, ginecologia, urologia e hematologia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.