Araguaína

Trecho da Avenida Castelo Branco será interditado para conclusão da 1ª etapa da Via Norte

A conclusão dos trabalhos neste trecho está estimada em até 60 dias.

Por Redação 1.205
Comentários (0)

19/04/2022 10h12 - Atualizado há 2 anos
Os serviços fazem parte da primeira etapa da Via Norte que ultrapassa a execução em 88%

O trecho da Avenida Castelo Branco, próximo ao Parque Cimba, será totalmente interditado a partir desta quarta-feira (20), para execução das obras da Via Norte, em Araguaína. Os condutores terão duas opções de desvio pela ruas Dois de Julho e Mandaraí. Nos últimos dias, técnicos da Prefeitura repassaram orientações e recomendações aos moradores e comerciantes da região. 

“No canteiro de obras, máquinas e equipamentos pesados estarão trabalhando para a abertura de valas e outros obstáculos, por isso também é importante os motoristas e pedestres respeitarem a sinalização, redobrem a atenção especialmente a noite”, alertou o gerente técnico de Supervisão e Acompanhamento de Obras da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projeto), Cid Forghieri.  

A interdição é necessária para dar continuidade às obras no local. Os serviços compreendem 600 metros de extensão na primeira etapa da Via Norte. Durante esse período, os profissionais irão trabalhar na drenagem, terraplanagem, pavimentação, implantação de calçadas com acessibilidade, sinalização horizontal e vertical e iluminação da via.

A conclusão dos trabalhos neste trecho está estimada em até 60 dias. Na área de interdição, foram finalizadas toda a parte de canalização, com a criação da bacia de detenção e pavimentadas as alças ao redor da bacia.

1ª etapa Via Norte

Iniciada em julho de 2020, a obra da Via Norte conta com mais de 88% de execução. Nesta primeira etapa, a Via Norte terá 1,5 quilômetro de extensão e vai da Avenida Cônego João Lima à Avenida Castelo Branco. Quando concluída, além de contribuir com a mobilidade urbana, pretende diminuir as inundações, minimizar os problemas de erosão e proteger o meio ambiente.

Serão duas pistas, cada uma com sete metros de largura, divididas pelo canteiro que abrigará uma ciclovia. Nos locais onde os dois sentidos se afastam, a ciclovia continuará pela pista em sentido ao Centro, delimitada com tachões refletores. Haverá ainda calçadas acessíveis nas duas margens da via.

As obras da Via Norte fazem parte do Projeto Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pela CAF (Cooperação Andina de Fomento).

Sinalização

Durante esse período em obras, o trecho interditado receberá placas de sinalização de trânsito, mudanças no tempo do semáforo com intuito de informar, assegurar aos condutores e promover maior agilidade no tráfego.

“Placas no encontro da Dois de Julho e próximo à bacia vão ser implantadas, devido à movimentação, dando a preferência em um dos sentidos. Além disso, o semáforo da Avenida Castelo Branco entre a Rua Alfredo Nasser funcionará em dois tempos, tendo em vista que o trecho será interditado e não permitirá que o condutor siga em frente, sentido BR-153”, explicou o diretor do Departamento de Engenharia e Planejamento da ASTT, Antônio Ferraz Júnior.

Rotas alternativas

Quem precisa trafegar pela região tem duas opções de desvio, o condutor que estiver no Centro em direção à Avenida Castelo Branco para ter acesso a setores como Vila Couto e Maracanã, por exemplo, o acesso é pela Rua Dois de Julho.

Já o condutor que estiver na Castelo Branco em direção à Cônego João Lima, por exemplo, o desvio será por meio da Rua Mandaraí seguida da Rua Cuiabá, no Setor Noroeste. 

(Giovanna Hermice/Ascom)

Em razão das obras, os condutores terão duas opções de desvio pela ruas Dois de Julho e Mandaraí

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.