Novidade!

Tribunal de Justiça prepara processo seletivo para contratação de 'juiz leigo' no Tocantins

Profissional conduz audiências e outros procedimentos judiciais.

Por Redação 1.735
Comentários (0)

28/07/2022 17h39 - Atualizado há 1 ano
Sede do TJTO

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) criou comissão para desenvolver ações e organizar a contratação temporária de juízes leigos, como são chamados os profissionais que atuam em juizados especiais cíveis e da Fazenda Pública.

A comissão terá como presidente o juiz Manuel de Faria Reis Neto, auxiliar da presidência do TJTO. Outros dois magistrados formam a comissão: Océlio Nobre da Silva, juiz auxiliar da presidência, e José Ribamar Mendes Júnior, que são membros titulares. Elaine Andrade Patrício da Silva Medeiros será a secretária.

A presente comissão do processo seletivo poderá designar magistrados e servidores como avaliadores e examinadores para colaborar no processo de avaliação do presente certame”, diz o artigo 2º da portaria, assinada pelo presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães.

Clique aqui e confira a portaria.

ENTENDA MAIS SOBRE O JUIZ LEIGO

Muitas pessoas confundem a figura do Juiz Leigo com a do Juiz Togado ou, até mesmo, sequer conhecem a função deste agente público.

Em poucas palavras, o Juiz Leigo é um auxiliar da justiça que realiza audiências de conciliação e elabora os projetos e sentença.

Para se tornar Juiz leigo, é necessária aprovação em teste seletivo. A seleção pública é realizada por cada Tribunal de Justiça e tem caráter temporário. 

Via de regra, é necessário, dentre os requisitos, ter Nível Superior em Direito e inscrição ativa como Advogado na Ordem dos Advogados do Brasil, além de ter, no mínimo, dois anos de experiência jurídica.

Conforme o artigo 7° da Lei dos Juizados Especiais (nº 9.099/95), os juízes leigos são auxiliares da Justiça. Ele não está impedido de exercer a advocacia, o que é uma grande vantagem, pois além de ser Juiz Leigo poderá continuar como advogado, diferentemente da maioria dos concursos.

Funções do Juiz Leigo

 A Lei dos Juizados (artigos 22, 24, 37 e 40) previu as seguintes funções para o Juiz Leigo:

  • Realização da audiência de conciliação.
  • Condução de procedimento arbitral.
  • Promover audiência de instrução e julgamento.
  • Confecção de um projeto de sentença, o qual poderá ser adotado ou não pelo Juiz Togado.

(Com informações do site Estratégia Concursos)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.