Novo partido

TSE aprova criação do superpartido União Brasil; Dorinha deve comandar no Tocantins

Novo partido pode ter a maior fatia do Fundo Partidário.

Por Agência Brasil
Comentários (0)

09/02/2022 09h54 - Atualizado há 2 anos
Deputada Professora Dorinha deverá ser a presidente estadual da União Brasil

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (8), a formação de um novo partido, a União Brasil, resultante da fusão entre o DEM e o PSL. A aprovação, que já era esperada, foi unânime.

No Tocantins, o novo partido ficará sob o comando da deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM), que é pré-candidata ao Senado Federal. O governador Mauro Carlesse (PSL) estava de olho na presidência da legenda, mas seu afastamento do cargo acabou fragilizando as articulações políticas em Brasília.

VEJA MAIS

Com a fusão entre DEM e PSL, a União Brasil torna-se, de imediato, a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras, e o PT, a segunda maior, com 53 parlamentares. Dessa maneira, o novo partido passa a ter direito, em tese, à maior fatia do Fundo Partidário, algo em torno de R$ 160 milhões.

Pode ocorrer, contudo, significativa migração de parlamentares descontentes com a fusão. Para isso, os deputados devem aproveitar a chamada janela partidária, que permite, em um intervalo de tempo predeterminado antes das eleições para a Câmara, a mudança de sigla sem perda de mandato. Neste ano, a janela ficará aberta entre 3 de março e 1º de abril.

Em seu estatuto, a União Brasil se declara “social liberalista” e defende o papel do Estado como “regulador” da economia, focado em garantir à população serviços essenciais “como saúde, educação, segurança, liberdade, habitação e saneamento”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.