Europa

Tocantins prioriza Alemanha na divulgação internacional do turismo e fará ações em 18 países

Representando o Governo do Estado, Tom Lyra visita empresas de turismo na Alemanha.

Por Redação 1.637
Comentários (0)

07/03/2020 09h59 - Atualizado há 4 anos
Atrativo turístico no Tocantins

O Governo do Tocantins quer aumentar o número de visitantes alemães e europeus no Brasil. Por conta disso, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, está em visita às principais empresas de turismo em Berlim, Alemanha, principalmente para a divulgação das sete regiões turísticas do Estado.

"A Alemanha é uma das prioridades do plano internacional de marketing e do turismo para divulgar destinos tocantinenses no exterior. Queremos nos aproximar cada vez mais da Alemanha. No ano passado, 20 milhões de europeus foram aos países asiáticos, mas apenas 2,5 milhões vieram ao Brasil e muito menos ainda para o Tocantins. Por quê? Porque o Tocantins não se promovia", disse o gestor.

O Brasil recebeu no último ano 330 mil turistas alemães. O objetivo do atual governo é que o Tocantins possa alcançar 1% do total de turistas no Brasil em 2020. "Os alemães gostam de viajar e estão dispostos a fazer viagens longas", afirmou Tom Lyra.

Ele destacou como uma vantagem competitiva do Estado a relação cambial entre o euro e o real. "É mais barato passear no Tocantins do que viver na Alemanha", brincou o secretário.

Sem violência 

Ele também minimizou problemas de violência envolvendo turistas no Tocantins. Segundo Tom Lyra, nenhum visitante estrangeiro ouvido relatou caso de violência e 97% do total relatou que pretendia retornar ao Estado em recente pesquisa. "Eu já passei em vários países e só no Brasil vi jornais publicando na primeira página notícias de turistas sendo atacados, mas no Tocantins não temos nenhum caso. No exterior eles dão a notícia, mas com menos destaque”, disse.

Tom Lyra está na capital alemã para participar da feira internacional de turismo, que foi cancelada para evitar a propagação do Corona Vírus. Mesmo assim, ele segue com uma intensa agenda de trabalho para lançamento internacional da marca ‘Descubra o Tocantins’, selo que identifica destinos turísticos e produtos do Estado no exterior.

A ITB Berlim seria uma das maiores feiras de turismo do mundo, e terminaria no dia 8; o Tocantins teria stand para divulgação e prospecção de turistas.

Investimento 

O Governo pretende investir no mercado europeu cerca de 40% do marketing disponível para a promoção do turismo tocantinense no exterior em 2020. As ações serão focadas nas operadoras de turismo, nas companhias aéreas e em campanhas promocionais de mídia e empresas de pesca esportiva.

Ainda como parte do plano de marketing foi criada a marca ‘Descubra o Tocantins’ e, por conta disso, foram abertas várias frentes de viagens, reuniões e eventos em nove países, entre eles a Alemanha. A estratégia foi elaborada pela consultoria que elaborou o Plano Estadual de Turismo.

Segundo o secretário, um dos objetivos do plano de marketing tocantinense é divulgar novos destinos turísticos no exterior, com especial atenção para a regiões do Jalapão, Serra Gerais e Cantão, além da divulgação da pesca esportiva.

"O Brasil é muito conhecido devido ao Rio de Janeiro e São Paulo, mas há muitos outros destinos importantes, como o nosso Estado", ressaltou Tom Lyra.

Ele lembrou também que o plano prevê ações em 18 países, seis deles europeus. Além da Alemanha, foram incluídos Inglaterra, Espanha, França, Itália e Portugal.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.