Cuidados!

Turistas devem ficar atentos na compra de alimentos durante a temporada de praia, alerta Adapec

Produtos devem obedecer as exigências higiênico-sanitárias para serem vendidos.

Por Redação
Comentários (0)

11/07/2024 09h03 - Atualizado há 1 semana
Fiscalização nos produtos de origem animal.

Notícias do Tocantins - No Tocantins, a temporada de praia já começou! Centenas de milhares de pessoas acampam às margens dos rios de belezas naturais, mas é necessário ficar atento ao adquirir os produtos de origem animal para levar na viagem, que requer armazenamento e atenção especial para assegurar um alimento de qualidade, livre de contaminação. Além disso, fazer um armazenamento adequado para evitar intoxicação alimentar.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) orienta que o produto inspecionado contém o selo na embalagem comprovando que passou por fiscalização, avaliação e que está dentro das exigências higiênico-sanitárias para serem comercializados. “Existem vários tipos de selos de inspeção animal nas esferas municipal, estadual e federal para colaborar com a garantia da saúde pública e impulsionar a economia. Fique atento à embalagem, a data de validade e a temperatura”, avalia o gerente de inspeção animal da Agência, Antônio Caminha.

Visto que os alimentos de origem animal, na sua maioria, são perecíveis é necessário armazená-los de acordo com a temperatura que consta na embalagem. “É preciso ser acondicionado em caixa térmica e garantir que o gelo manterá a temperatura do produto, outra dica é evitar que água do derretimento do gelo entre na embalagem e contamine o alimento, o indicado seria colocar o produto em pote hermético após aberto”, ressalta Antônio Caminha.

Uma sugestão simples e econômica seria utilizar gelo reciclável do tipo gel ou colocar água em garrafa pet no freezer para produzir gelo e depois acomodá-lo na caixa de isopor, pois dura mais tempo que o gelo em cubos. Os produtos de origem animal: carne, leite e seus derivados; peixes, entre outros, precisam de atenção especial no acondicionamento, pois podem sofrer rápida deterioração   

Selos de inspeção

Na embalagem do produto inspecionado é fácil identificar o selo de inspeção, são eles: Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE); Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O Tocantins conta ainda com o Selo Artesanal, o Selo Arte e o Susaf. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.