Inauguração

Araguaína entrega mais duas unidades básicas de saúde e faz licitação para outras cinco

Inaugurações fazem parte da comemoração aos 62 anos de Araguaína.

Por Redação
Comentários (0)

21/12/2020 15h14 - Atualizado há 3 anos
UBS Maria dos Reis

A Prefeitura de Araguaína inaugurou mais duas Unidades Básicas de Saúde na manhã desta segunda-feira (21). As UBS’s Maria dos Reis, no Parque Bom Viver, e Manoel Alves de Sousa, no Setor Pontes, funcionavam em prédios alugados e passam a realizar o atendimento à população em infraestrutura nova. Os novos locais já estão abertos para receber os mais de 14 mil pacientes dos setores de abrangência.

As inaugurações fazem parte da programação em comemoração aos 62 anos de emancipação da cidade de Araguaína com a entrega de quase 20 obras só no mês de dezembro.

As UBS’s são as portas de entrada para todos os atendimentos em saúde e, para isso, é necessário oferecer um serviço cada vez melhor e ter ambientes confortáveis. Esses dois novos prédios são conquistas pelo esforço que tiveram as equipes da Prefeitura e do prefeito Ronaldo Dimas”, destacou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

A secretária ainda informou que mais unidades serão construídas. “Estamos com cinco UBS’s em processo licitatório, entre elas Novo Horizonte, Vila Azul, Araguaína Sul 2, Raizal e Pedro Borges”, disse.

Novas instalações

Os dois novos prédios contam com auditório, banheiros, salas de vacinação, curativos e procedimentos, consultórios odontológicos, farmácia, almoxarifado, expurgo/esterilização, triagem, coleta de exames, copa, depósito de material de limpeza, além de consultórios médicos, de enfermagem e de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (PCCU).

Serviços

Nas unidades são ofertados diversos atendimentos do Programa de Saúde da Família, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), Teste do Pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.
 
Maria dos Reis Rodrigues

Nascida em 20 de maio de 1941, natural de Benedito Leite (MA), Maria dos Reis Rodrigues mudou-se para Araguaína ainda criança, aos 9 anos, acompanhando os pais em busca de novas oportunidades.

Foi uma das primeiras moradoras das margens da BR-153 que, com o passar dos anos, transformou-se no Setor Barros, pelo qual sempre lutou para conquistar melhorias.

“Estamos muito felizes com a homenagem porque nossa mãe foi uma mulher que movimentou todos para ajudar quem passava por necessidade, um exemplo de bondade”, agradeceu Ioná Moura Rodrigues, filha da homenageada.

Manoel Alves de Sousa

Manoel Alves de Sousa nasceu em 8 de junho de 1931, em Riachão, e veio para Araguaína na década de 1960, quando fundou a Farmácia Deus é Grande, uma das maiores na região, onde atendeu por mais de 40 anos. O atendimento farmacêutico às pessoas, naquela época, era muitas vezes a única opção já que ter acesso ao médico se tornava muito difícil.

“É um privilégio que a gente está tendo. É muito importante receber uma homenagem como essa”, falou emocionada a esposa do homenageado, Maria Alves de Souza.
 
Programação

Dia 23 (quarta-feira)
18h – Monumento do Cristo Redentor.
 
Dia 28 (segunda-feira)
9h – Complexo Poliesportivo Xixebal.
 
Dia 30 (quarta-feira)
9h – Praça Jardim das Palmeiras;
18h – Praça dos setores Cimba e Patrocínio.
 
Dia 31 (quinta-feira)
22h – Show pirotécnico Réveillon Via Lago.

Estrutura de UBS
UBS Manoel Alves de Sousa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.