Educação

UFT é a melhor instituição de ensino superior do Tocantins, aponta ranking universitário da Folha

Desde a última avaliação, realizada em 2019, a UFT ascendeu 48 posições.

Por Redação
Comentários (0)

16/11/2023 14h42 - Atualizado há 5 meses
Brasão da UFT

O Ranking Universitário Folha (RUF), organizado pelo jornal Folha de S. Paulo, que classifica as melhores universidades do país, foi publicado neste domingo (12). Na edição deste ano, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) é a instituição de ensino superior com a melhor classificação do estado.

Foram avaliadas 203 universidades brasileiras, dentre públicas e privadas, em cinco indicadores fundamentais: qualidade de ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Desde a última avaliação, realizada em 2019, a UFT ascendeu 48 posições: hoje, a instituição ocupa o 102° lugar no país, com nota 48,58. Os indicadores de inovação foram os que mais se destacaram nesta edição, com 2,13 pontos (80° posição); e a pesquisa obteve 21,38 pontos (89° posição).

“De longe, hoje, a UFT é a melhor universidade do Tocantins. Isso marca um avanço, uma melhora no desempenho e na avaliação não só institucional, mas também nos cursos, de maneira geral. Pudemos ver também os avanços obtidos através do nosso plano de desenvolvimento institucional e de uma série de ações desenvolvidas, que têm como objetivo, a melhora da oferta e qualidade dos nossos cursos”, comenta o reitor da Universidade, Luís Eduardo Bovolato.

“Quando eu saí da minha cidade, no interior de Goiás, para vir estudar na UFT, eu já sabia que era a melhor universidade do Tocantins. Agora, poder comemorar essa conquista sendo estudante daqui é ainda mais especial porque eu me sinto parte dessa história!”, exalta Vanessa Sabino, acadêmica de Jornalismo.

Segundo Claudia Auler, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da InovaTO, o investimento da universidade em tecnologia e parcerias estratégicas certamente contribuíram para o bom rendimento da universidade. "A ascensão no ranking demonstra o comprometimento da instituição com a excelência acadêmica e destaca os esforços no campo da inovação, que refletem não apenas a qualidade do corpo docente, mas também a capacidade da universidade em integrar efetivamente a pesquisa científica ao ecossistema de inovação", destaca.

Thiago Feitosa também é estudante de Jornalismo e acredita que a extensão é um dos grandes diferenciais da universidade. “Tenho me esforçado bastante para, além de participar das aulas, estar presente em eventos, palestras e ações extensionistas oferecidas aqui. Tenho percebido que cursar jornalismo - e isso também vale para outros cursos -, vai muito além de só estar em sala de aula: a nossa formação completa e desenvolvimento acontecem tanto em sala quanto em projetos extracurriculares”, afirma.

O RUF pode ser acessado aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.