Tocantins

Unitins pode virar 1ª universidade do Brasil a ter sede construída através de parceria público-privada

Estudos técnicos do projeto podem ser concluídos ainda em 2022.

Por Redação 1.031
Comentários (0)

06/03/2022 09h04 - Atualizado há 2 anos
Campus da Unitins em Augustinópolis

O projeto de construção da sede própria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, foi incluído no Programa de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins – PPI Tocantins. 

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (04) pelo reitor da universidade, Augusto Rezende, e pelo secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, durante a realização da Cerimônia do Jaleco dos cursos de Enfermagem e Medicina da Unitins, em Augustinópolis.

A regulamentação foi feita por meio do Decreto nº 6.418, assinado pelo governador Wanderlei Barbosa e publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, oficializando a inclusão do projeto no PPI Tocantins.

Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, sendo que a parceria público-privada para a construção do campus da Unitins em Augustinópolis será a primeira do país a contemplar uma unidade universitária. O procedimento é mais comumente realizado em construção de outras estruturas públicas, como escolas, hospitais e unidades de segurança. 

Secretário José Humberto Pereira Muniz Filho durante seu discurso

O secretário José Humberto Pereira Muniz Filho destacou a priorização do projeto e ressaltou, ainda, que a previsão é de que os estudos técnicos do projeto sejam concluídos ainda em 2022.

“Os projetos incluídos na carteira do Tocantins PPI passam a ter um trâmite especial em toda a administração pública. Assim, o projeto do campus de Augustinópolis passa a ter uma visão prioritária. Esse projeto tem em sua prioridade a construção, estruturação e manutenção, mantendo uma educação 100% pública, mas com uma qualidade excepcional na sua infraestrutura e nos seus serviços assistenciais”, enfatizou o secretário. 

Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, este é um passo importante e histórico para toda a comunidade acadêmica. “Conseguimos fazer a sustentação técnica diante da comissão, que entendeu o valor da região do Bico do Papagaio, o valor desse campus enquanto uma referência em Augustinópolis e que, principalmente, surge como uma solução para uma série de dores da comunidade acadêmica da Unitins no campus Augustinópolis. O novo campus vai trazer estrutura e conforto, seguindo uma linha moderna de gestão pública com uma governança inovadora. Com essa parceria, o que a administração pública gastaria 20 ou 30 anos para construir, ou mesmo que não conseguiria por causa do surgimento de novas demandas, por meio da iniciativa privada essas questões vêm resolvidas na parceria, com a universidade fazendo um desembolso mensal para suprir essas despesas. É uma modelagem moderna e única no país. A Unitins, juntamente com a Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos, tem certeza de que é o caminho certo”, disse.

Reitor da Unitins, Augusto Rezende

A Unitins funciona hoje com dois prédios alugados em Augustinópolis e possui cerca de 900 acadêmicos. Em 2021, o campus e a região do Bico do Papagaio ficaram em evidência com a chegada do curso de Medicina, que atualmente já possui duas turmas, somando cerca de 80 alunos. Além do curso de Medicina, o campus conta com os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem. 

A diretora do campus de Augustinópolis, Gisele Leite Padilha, comemora o que chamou de realização de um sonho. “Para toda a comunidade acadêmica do campus de Augustinópolis, é a realização de um sonho que vem sendo sonhado e idealizado por todos que compõem a nossa unidade e por toda a gestão da Unitins. A construção de uma sede própria vai proporcionar melhor espaço físico para desempenho das aulas, desenvolvimento de ações acadêmicas, de projetos, de atividades de pesquisa e de extensão”, pontuou.

A comemoração também alcança os acadêmicos que passaram por todas as mudanças estruturais do campus de Augustinópolis nos últimos anos, como a aluna Thamyres Medrado Brandão, do 7º período de Ciências Contábeis.

“A mudança para esse prédio de hoje eu já estou achando excelente, porque houve ganho na qualidade do ensino. Com o anúncio da construção de um prédio próprio, a gente fica ainda mais feliz, porque não é apenas um ganho para a Unitins, mas para toda a comunidade, já que é um bem que vai ficar para sempre aqui na região e pode possibilitar a chegada de novos cursos. Esse, sim, será um espaço que finalmente poderemos chamar de nosso”, disse.

A construção do campus da Unitins em Augustinópolis, por meio de uma parceria público-privada de concessão administrativa, consiste no fato de que um eventual parceiro privado faz a construção com seus recursos próprios e somente na entrega, e a partir da administração do prédio, o ente público e o Tesouro Estadual passam a passar contraprestações mensais. Ao final do período de concessão, o prédio passa a ser 100% da Unitins.

Secretário e reitor apresentam decreto

 

As informações são da Unitins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.