Aumento de casos

Unitins adia início de aulas presenciais por causa da 3ª onda da Covid no Tocantins

Retorno presencial foi adiado para 14 de fevereiro, assim como na rede estadual.

Por Redação 658
Comentários (0)

28/01/2022 14h13 - Atualizado há 3 meses
Decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) decidiu adiar o retorno presencial das atividades para o dia 14 de fevereiro. Porém, manteve para o dia 1º de fevereiro o início das aulas do semestre letivo 2022/1. Nesse período, de 1º a 13 de fevereiro, as aulas serão de forma remota. 

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (28) em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação colegiada da Universidade, por 18 votos a 07.

Conforme a Unitins, o Calendário Acadêmico está mantido, bem como os eventos que já estavam previstos, como a Semana Integrada, que marca o início do semestre letivo e acontece nos dias 01 e 02, e as Colações de Grau.

A medida de adiar o retorno presencial das atividades nos câmpus se constitui como mais uma ação preventiva da Universidade em decorrência do aumento de casos de Covid-19 em todo o Tocantins.

VEJA MAIS

O reitor Augusto Rezende explica que, além da preocupação com o aumento dos casos da Covid-19 em todo o Estado, a medida também se faz necessária em função do estrangulamento dos sistemas de saúde nos municípios onde a Universidade tem câmpus. Ele observa que alguns municípios têm poucos leitos de UTI e UBS, ou mesmo não tem leitos disponíveis.

“A Universidade, entendendo a gravidade do momento, decidiu dividir com o Conselho [Consuni] esta preocupação e por maioria de votos, em deliberação colegiada, definiu-se pelo adiamento do retorno presencial, mas garantindo o cumprimento do Calendário Acadêmico que estava previsto e aprovado”, destaca o reitor reforçando que as aulas começam no dia 1º de fevereiro, próxima terça-feira, como já estava previsto, mas em formato remoto.

O Consuni é composto por representantes da Gestão, dos discentes, docentes e técnicos administrativos de todos os câmpus.

As aulas para o curso de Medicina iniciam no dia 14 de fevereiro, conforme já estava previsto.

REDE ESTADUAL

O retorno presencial das aulas também foi adiado para 14 de fevereiro na rede estadual de ensino. O Tocantins está enfrentando a 3ª onda da pandemia e vem batendo novos recordes de novos casos a cada dia. Veja no gráfico abaixo:

Nesta sexta-feira (28), o Tocantins contabilizou 2.368 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 1.075 das últimas 24 horas. Maioria em Palmas (652), Araguaína (320), Paraíso do Tocantins (167), Gurupi (146) e Porto Nacional (91).

O Estado acumula 264.904 casos confirmados desde o início da pandemia. Atualmente, 12.643 pacientes estão em isolamento domiciliar ou hospitalar e 3.993 foram a óbito.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.