Defesa das mulheres

Valderez apresenta projeto que cria dia de combate ao feminicídio no Tocantins

A proposta visa divulgar mecanismos e serviços de defesa legais, estimular denúncias e propor mais ações de combate.

Por Redação
Comentários (0)

13/03/2019 10h41 - Atualizado há 5 anos
Deputada Valderez

A deputada Valderez Castelo Branco (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins um projeto de lei propondo que 09 de agosto seja o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Conforme o projeto, o projeto tem como objetivo principal conscientizar a sociedade a respeito da violência sofrida pelas mulheres e discutir o feminicídio como maior violação dos direitos humanos contra a população feminina.

A proposta também busca divulgar mecanismos e serviços de defesa legais, estimular denúncias e propor mais ações de combate aos crimes relacionados ao gênero. Na semana que compreende a data, estão previstas atividades de mobilização, palestras, eventos e panfletagem. 

A deputada citou o levantamento de dados do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), que apontam um crescimento de 25,3% nos números de casos de violência contra a mulher no Estado. “É necessário que os poderes se unam com a sociedade civil para extinguir a cultura da violência no Tocantins, estendendo a rede de proteção para todas”, declarou.

Ainda conforme dados do TJ-TO, a concessão de medidas protetivas pelo Poder Judiciário cresceu 88,7% em casos de violência doméstica, entre 2015 e 2018. Os dados são da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos do órgão, que destacou um salto de 1.323 para 2.496 medidas no período.

O levantamento apontou também que 354 medidas foram concedidas entre 1º de janeiro a 28 de fevereiro de 2019, uma média diária de 6,1 medidas no período.

Carteira de vacinação

Durante os trabalhos na Assembleia, nessa terça-feira (12), Valderez também apresentou um PL que torna obrigatória a apresentação da Carteira de Vacinação atualizada na matrícula e rematrícula de alunos da rede estadual de ensino.

A ação visa contribuir com o Programa Nacional de Imunização (PNI), para erradicar e manter sob controle doenças e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida e saúde para a população infanto-juvenil.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.