Araguaína

'Vários já passaram, mas eu nunca passei', afirma Carlesse ao garantir conclusão do HGA

A pedra fundamental do HGA foi lançada ainda em janeiro de 2011.

Por Redação 1.629
Comentários (0)

12/02/2021 07h37 - Atualizado há 3 anos
Governador lança obras do Hospital Geral de Araguaína

"Vários [governadores] já passaram, mas eu nunca passei. Primeira vez que estou vindo e vou inaugurar essa obra junto com vocês. Podem ter certeza". Foi com essas palavras que o governador Mauro Carlesse abriu seu discurso, nesta quinta-feira (11), durante a assinatura da Ordem de Serviços para a retomada das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA). Ele projetou a entrega da primeira etapa em 15 meses.

A solenidade foi realizada no canteiro de obras do HGA, no residencial Jardim dos Ipês, com a presença de várias autoridades políticas e agentes públicos da região.

A pedra fundamental do HGA foi lançada ainda em janeiro de 2011 e, desde então, a obra nunca saiu da terraplanagem. Com tantas promessas de vários ex-governadores durante os últimos dez anos, a obra ficou desacreditada pela população. Os deputados da cidade fizeram questão de citar esse histórico em seus discursos.  

"Foram muitos anos, só de pedra fundamental lançada já temos 10 anos, e hoje nós temos o prazer de dar o pontapé inicial desta obra. Eu quero estar aqui na grande inauguração", disse o deputado Jorge Frederico.

A construção está dividida em três etapas e, para a primeira fase, estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado. De acordo com o governador, o reinício da obra só foi possível em virtude das medidas de ajustes fiscais para reduzir gastos e enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que culminou na recuperação da capacidade de investimentos do Governo do Tocantins.

"O resultado é esse: o Hospital Geral de Araguaína é uma de nossas prioridades e um compromisso nosso com essa região. Pretendemos entregar a primeira etapa em 15 meses”, garantiu. 

O secretário da Saúde, Edgar Tollini, afirmou que o HGA vai contar com 38 mil metros quadrados de área construída e vai mudar a realidade de toda a região. O gestor também anunciou a inauguração, ainda neste semestre, da Unidade de Alta Complexidade em Araguaína, depois de seis anos parada. A unidade vai garantir a independência total no tratamento de câncer no Tocantins. "Isso é o que tem que ser feito: começar, terminar e entregar. Em curto espaço de tempo a saúde tem caminhado muito no Estado", garantiu. 

O prefeito da cidade, Wagner Rodrigues, também ressaltou a importância da obra para a região. "Essa obra é muito importante para a nossa Araguaína e para toda a região Norte do Tocantins. Reconheçamos a grandeza dessa obra. Obrigado governador Mauro Carlesse", agradeceu o gestor, em nome dos demais prefeitos presentes no evento.

HGA

O Hospital Geral de Araguaína foi orçado inicialmente em R$ 160 milhões. Quando concluído contará com  400 leitos hospitalares, que serão subdivididos da seguinte forma: 120 leitos para clínica médica, 87 para leitos de cirurgia, 70 para leitos de ortopedia, 11 para leitos de psiquiatria, dois para leitos de obstetrícia, dois para leitos de pediatria, 28 para leitos para especialidades diversas, 60 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 para leitos de Unidade de Cuidado Intermediário; além de Pronto-Socorro e setores de oncologia, de diálise, laboratórios e área administrativa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.