Araguaína

Seleção pública de Tiago Dimas beneficiará Casa Tra-Noi, que acolhe cerca de 280 pessoas por mês

O recurso oriundo da seleção servirá para manutenção, despesas extras e custeio do local.

Por Redação
Comentários (0)

27/11/2019 11h00 - Atualizado há 4 anos
A casa atende pacientes e acompanhantes

Instalada há 18 anos em Araguaína, a Casa de Acolhimento Tra-Noi Dom Carlos Sterpi atende cerca de 280 pessoas por mês gratuitamente. A maioria, acompanhantes e pacientes que precisam ir até a cidade para tratamento de saúde.

A casa é mantida pela Associação Tra-Noi do Brasil e, além de doações da comunidade geral, a entidade recebe um pequeno repasse da associação Tra-Noi da Itália, que não cobre todos os custos, estimados em mais de R$ 360 mil por ano.

No entanto, para 2020 a situação financeira tende a ser bem melhor. A casa foi um dos 12 projetos comtemplados na seleção pública de iniciativas a serem beneficiadas com recursos de emendas parlamentares ao Orçamento da União de 2020 do deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO).

O dinheiro servirá para manutenção, despesas extras e custeio da casa. Desde a sua fundação, a associação procura servir a comunidade de acordo com a realidade local. O projeto tem a missão acolher as pessoas e os seus acompanhantes em situação de vulnerabilidade e risco social, vindas de outros municípios do Tocantins e regiões circunvizinhas por motivos de saúde. A entidade oferece hospedagem, alimentação, mantimentos para higiene pessoal, auxilia na compra de passagens dos doentes e acompanhantes e, quando necessário, adquire cestas básicas para os mais carentes.

O dinheiro será usado nos custeios dessas atividades. Atualmente, o único recurso que ajuda nas entidades vem de doações ou repasses pequenos da Associação Tra-Noi religiosa da Itália”, explica Eliane Avelino da Cruz, diretora da casa.

Além de pacientes e acompanhantes, de vez em quando a Casa atende pessoas de Araguaína sem moradia e que foram encaminhadas pela Defensoria Pública. “O projeto Casa de Acolhimento Tra-Noi tem como visão resgatar a dignidade da pessoa nesse momento de fragilidade e restituir-lhe a autonomia para que ela passe a ser sujeito de suas ações e com as necessidades básicas de hospedagem, alimentação, higiene atendidas”, salienta Eliana.

A casa ainda oferta aos usuários cursos de geração de renda, palestras sobre temas relevantes e oficinas artesanais. “Embasado nos valores de fraternidade a todos quantos procurarem seus serviços, a Casa de Acolhimento Tra-Noi presta assistência social sem fazer distinção de raça, credo, cultura ou nacionalidade”, finaliza Eliane.

Trabalho exemplar

A casa Tra-Noi presta um trabalho exemplar e de muita seriedade em Araguaína. São acompanhantes de pessoas com câncer, com doenças crônicas, com necessidade de atendimento ambulatorial permanente que são atendidas pelo local. O projeto da associação foi muito bem feito é uma honra poder destinar recurso público para quem ajuda a comunidade”, afirma Tiago Dimas.

Seleção pública

Em iniciativa inédita no Tocantins, o deputado Tiago Dimas abriu uma seleção pública para entidades privadas sem fins lucrativos inscreverem projetos com o objetivo de serem contemplados com recursos federais de emendas parlamentares ao Orçamento ad União. Ao todo, foram 122 projetos inscritos em um prazo de apenas dez dias de seleção.

A ideia inicial do congressista era escolher entre 4 a 6 projetos, mas, pela qualidade das propostas apresentadas, foram selecionadas 12 iniciativas. A seleção pública acabou, assim, garantindo recursos federais para oito áreas diferentes: saúde, esporte, cidadania, agricultura, cultura, meio ambiente, educação e trabalho.

O total de recursos destinados pelo parlamentar aos projetos é de R$ 2.387.809,00.

Curiosidade – Quem foi Dom Carlos Sterpi?

Nascido em Gavazzana, na Itália, em 1874, Carlos Sterpi, que dá o nome à Casa Tra-Noi, era de uma família de pequenos proprietários de terras. Frequentou o seminário em Stazzano e em 1897 foi ordenado sacerdote. Em 1895, Don Luigi Orione o queria como colaborador e, em 1903, ajudou a fundar a Pequena Obra da Divina Providência em Tortona. Em 1921, visitou a América Latina e espalhou os ideais orionianos, depois voltou para a Itália.

Em 1940, foi um ano crucial para a Itália. Em março, Don Orione morreu e Don Sterpi foi escolhido por unanimidade como Superior Geral e sucessor de Don Orione, pouco antes de a Itália entrar na guerra. Durante a guerra, ele ajudou os necessitados, mesmo após se ferir em ataque aéreo contra a Itália. Apesar do agravamento de suas condições de saúde, seguiu ajudando os mais necessitados. Ele morreu em Tortona em 1951, aos 77 anos de idade.

Atividades da Casa Tra-Noi
Mais atividades sendo realizadas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.