Ventania

Rajadas de ventos chegam a 84 km/h em Palmas e assustam moradores nesta sexta; veja vídeos

O meteorologista da Unitins, José Luís Cabral, atribui o fenômeno às condições topográficas da região.

Por Nielcem Fernandes 1.389
Comentários (0)

16/08/2019 10h39 - Atualizado há 4 anos
Rajas de vento atingem árvore

Quem mora em Palmas já está acostumado a enfrentar a ventania que 'varre' a cidade a cada mês de agosto. Mas a velocidade do vento vem surpreendendo a população da Capital nesta semana.

Na última terça-feira (13), o vento que chegou a atingir 73 km/h, levantou poeira, espalhou queimadas e gerou muitos transtornos aos moradores.

Na manhã desta sexta-feira (16), houve um novo recorde. As rajadas de vento que começaram ainda na madrugada, chegaram a 84 km/h. A informação foi confirmada pelo professor e meteorologista da Universidade do Tocantins (Unitins), José Luís Cabral.

Com a força dos ventos, diversos objetos foram jogados na rede elétrica e afetou a distribuição de energia. Segundo a Energisa, cerca de sete mil consumidores da região sul de Palmas foram afetados pela falta de energia. A empresa informou ainda que a maioria deles já teve o serviço restabelecido e que equipes estão atuando para normalizar o serviço o mais breve possível.

Na última terça-feira, o professor já havia explicado o fenômeno que acontece durante essa época e atribuiu a ventania às condições topográficas.

Aqui em Palmas temos uma condição topográfica que favorece a intensificação dessas rajadas de vento. Temos uma região de vale, com as Serras Gerais e Serra do Estrondo. O nosso tempo atual (quente e seco) provocado por uma forte massa de ar quente e seca, que está localizada no Brasil Central e que atua durante todo período de estiagem, recebeu um suporte da atuação simultânea de outros fenômenos atmosféricos nas camadas elevadas da atmosfera. Isto quer dizer que a intensidade dos ventos foi alterada. Cabe ressaltar que a atmosfera é dinâmica e interage com outros fenômenos na atmosfera”, disse o meteorologista.

Para os próximos dias a previsão é de que o tempo continuará quente e seco e a umidade do ar seguirá caindo. As rajadas de vento devem atuar pelo menos nas próximas 36h.

Outras cidades do Tocantins também registraram fortes ventos nas primeiras horas desta sexta-feira.

VÍDEO

Vídeo

 

Vídeo

 

Veja mais...

+ Meteorologista explica fenômeno responsável por ventos que chegaram a 73 km/h em Palmas

+ Ventania, fumaça e muita poeira prejudicam trânsito e causam transtornos aos moradores de Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.