Cães e gatos

Autor da lei, Marcus Marcelo comemora sucesso do Centro de Castração em Araguaína

Para o vereador, o centro é uma questão de saúde pública.

Por Redação
Comentários (0)

25/11/2020 09h07 - Atualizado há 3 anos
Marcus Marcelo

O atual vereador e vice-prefeito eleito de Araguaína Marcus Marcelo (PL) comemorou a realização do trabalho feito pelo Centro de Castração de Cães e Gatos, que só no primeiro mês de funcionamento já realizou cerca de 50 castrações gratuitas.

O local foi inaugurado em outubro e tem o objetivo de fazer o controle de natalidade de cães e gatos, evitando o abandono e combatendo a proliferação de doenças como a leishmaniose.  

Marcus Marcelo é autor da lei de criação do centro, de número 2.958/2015, que trata da esterilização gratuita de caninos, felinos e institui a prática de controle populacional de zoonoses no município.

Ele também é autor do projeto que cria a Clínica Veterinária Municipal, que ainda não foi implantada. A clínica é destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte para procedimentos como exames, castrações, vacinação, partos e atendimentos clínicos.

“Tanto o Centro de Esterilização como a clínica são questões de saúde pública, pois a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal”, disse Marcus Marcelo.

O trabalho de castração de animais domésticos é realizado com base no levantamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína em relação a incidência de animais doentes nos bairros da cidade.

De acordo com o coordenador do centro de castração, Henrique Xisto, os atendimentos estão sendo priorizados em bairros com maior quantidade de casos de calazar. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.