Cadeira já foi trocada há quase um mês, segundo a Secretaria da Saúde.
A acompanhante de um paciente internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA) flagrou uma cadeira de rodas usada para banho amarrada com sacos de lixo e até com acúmulo de fezes entre as rachaduras do assento.
“Olha a situação da cadeira dos pacientes que não dão conta de banhar sozinho e precisam de apoio! Dentro [das rachaduras] tem até cocô e o próximo paciente vai usar a mesma cadeira! É uma pouca vergonha, é um descaso!”, diz a mulher no vídeo.
A mulher, que preferiu não se identificar disse que gravou o vídeo na última segunda-feira (7) e a cadeira velha já foi trocada.
O QUE DIZ A SAÚDE
Em nota ao AF Notícias, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que o vídeo é antigo, pois a referida cadeira de banho não se encontrava no Pronto Socorro do HRA há mais de 25 dias.
“Tão logo identificado seu estado pela equipe assistencial, a mesma foi encaminhada para baixa patrimonial”, disse (nota completa abaixo do vídeo).
Veja o vídeo
Veja a nota completa
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que não foi identificada a cadeira no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Ao contrário, na inspeção ‘in loco’, realizada pela Equipe Assistencial e Diretoria Multiprofissional, foi encontrada uma cadeira totalmente diferente, em perfeito estado de conservação e condições de uso, o que significa que o vídeo é antigo.
Informamos que a referida cadeira de banho sucateada não se encontra no Pronto Socorro do HRA, como afirmado no vídeo, há mais de 25 dias; tão logo identificado seu estado pela equipe assistencial, a mesma foi encaminhada para baixa patrimonial.
Encaminhamos foto de uma cadeira - em perfeito estado de conservação - em uso pela equipe do supracitado serviço, registro de ontem, dia 07/09.
Associado à isso, foi determinado ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/HRA), levantamento técnico pormenorizado das atuais cadeiras, por meio do MEMO DG n° 101 de 08/09/20, que por ventura apresentem riscos à segurança dos nossos pacientes”.
Palmas, 8 de setembro de 2020
Secretaria de Estado da Saúde | Governo do Tocantins