Saúde

Promotora de Justiça faz vistoria no Hospital Regional de Araguaína e detecta vários problemas

34 cirurgias foram canceladas em junho por falta de leitos de UTI e de exames pré-cirúrgicos.

Por Redação 954
Comentários (0)

01/07/2023 09h14 - Atualizado há 9 meses
Na ala ortopédica, salas estão em péssimo estado de conservação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, durante o mês de junho, mais uma vistoria no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e detectou diversas irregularidades. Entre os problemas encontrados estão superlotação, falta de materiais, demora em fazer cirurgias, problemas nas escalas dos médicos e condições precárias estruturais em alguns setores.

No pronto-socorro, a promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, verificou vários pacientes aguardando em macas, no corredor. De acordo com um servidor, a situação é recorrente. No setor, verificou-se, ainda, falta de trabalhador da área administrativa.

A má conservação do centro cirúrgico foi outro problema encontrado pela vistoria, que constatou paredes sujas e quebradas, excesso de equipamentos nos corredores e em locais inadequados – dificultando o trânsito.

A promotora de Justiça chamou atenção também para o alto número de cirurgias canceladas: 34 no total (entre 1º e 21 de junho). O MPTO apurou que os procedimentos não foram realizados por falta de leitos de UTI, falta de exames pré-cirúrgicos, falta de preparo do paciente e/ou por falta de materiais.

No setor de ortopedia, a vistoria flagrou muitos pacientes nos corredores aguardando por um leito, além de “péssimas condições de limpeza do local”, com lixos no chão e cestos sem tampa (próximos às macas).

A vistoria verificou, também, problemas na realização de cirurgias ortopédicas e viu irregularidades na escala de trabalho dos ortopedistas, que trocam plantões sem comunicar oficialmente à unidade – o que, segundo o MPTO, pode impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados.

“Finalizando a inspeção na Ala Ortopédica, observou-se que a recepção dos consultórios médicos está em péssimo estado de conservação, notadamente o arquivo em estado calamitoso de infiltração, além dos mobiliários deteriorados”, consta no relatório do MPTO.

Na ala de psiquiatria foi verificada ausência de médico plantonista e “más condições de higiene do local”.

Providências

Após a vistoria, o MPTO requer providências para que os problemas sejam sanados em todos os setores. No pronto-socorro, a promotora quer saber quais medidas serão adotadas para pôr fim às irregularidades. No centro cirúrgico, o MPTO quer “ações concretas” para acabar com o “alto número de cancelamento de cirurgias”. As informações devem ser enviadas em até 30 dias.

Entre as providências, o Ministério Público requer ainda a implantação de sistemas eletrônicos dos prontuários dos pacientes e do controle da jornada de trabalho dos médicos. No setor de psiquiatria, a promotora de Justiça demanda apuração sobre o descumprimento da escala de plantão médico e implantação do registro de controle eletrônico por reconhecimento facial.

Vistoria do Ministério Público constatou pessoas atendidas nos corredores, com cestos de lixo sem tampa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.