Araguaína

Vistoria surpresa confirma suspensão de cirurgias e caos geral no Regional de Araguaína

Está faltando até de produtos básicos de limpeza, segundo a Defensoria Pública.

Por Redação 2.562
Comentários (0)

01/04/2019 14h44 - Atualizado há 5 anos
No estoque só tinha luvas tamanho grande

A Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) realizou uma vistoria surpresa na noite de sexta-feira (29) após denúncias de suspensão de cirurgias no Hospital Regional de Araguaína, o maior da rede pública no norte do Estado.

A equipe do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) verificou falta de diversos medicamentos e até de produtos básicos de limpeza, além de problemas estruturais que também foram apontadas pelos trabalhadores de saúde.

FALTA DE MEDICAMENTOS

Segundo a Defensoria, os principais medicamentos que estão em falta são antibióticos, antipsicóticos e alguns básicos para pressão alta, diabetes e dor, assim como os que são utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como anticoagulantes e bicarbonato de sódio, que pela falta do medicamento o paciente pode ter um mau prognóstico.

O coordenador do Núcleo, defensor público Pablo Chaer, destacou que a falta de medicamentos essenciais tem ocasionado a paralisação de cirurgias e o tratamento contínuo dos pacientes, conforme denúncias de assistidos.

FALTA DE INSUMOS DE HIGIENE HOSPITALAR

Durante a vistoria, a Defensoria disse que chamou a atenção a ausência de insumos para cuidados de higiene hospitalar. Todos os setores vistoriados não tinham caixas coletoras específicas para os materiais perfurocortantes, sendo improvisadas em caixas de papel comum ou recipiente plástico. Também nos setores foi improvisado um pano único para secagem das mãos, uma vez que faltava papel toalha.

SÉRIO RISCO DE CONTAMINAÇÃO EM UTI

Segundo a Defensoria, a UTI 2, especialmente, está funcionando com sérios problemas de contaminação, visto que o descanso da equipe de saúde tem passagem física pelo expurgo – local destinado a resíduos hospitalares.

“Há falta crônica de materiais de higienização como papel toalha, sabão, álcool, luvas de tamanhos adequados, pois as que estavam disponíveis dificultavam a precisão do profissional de saúde por serem apenas de tamanho grande e não servir para alguns profissionais”, relatou o defensor Pablo Chaer. 

Conforme a Defensoria, o gerenciamento dos leitos é outro ponto que será apontado no relatório. Por uma questão de regulação interna, havia leitos vagos na ala de ortopedia, enquanto várias pessoas estavam internadas nos corredores. Da mesma forma, a regulação dos leitos de UTI, que é feita pela gestão Estadual em Palmas, e estaria dificultando a liberação de leitos na unidade em Araguaína.

NOTIFICAÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO

Após vistoriar as unidades do HRA e ver in loco a situação do hospital, a Defensoria Pública em Araguaína disse que vai oficiar o Governo Estadual para cientificar sobre a ausência de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, bem como o funcionamento estrutural, e aguardar providências dentro de um prazo razoável e, em caso de omissão do Estado, ajuizar Ação Civil Pública para obrigar o Estado a fornecer o mínimo para o tratamento adequado dos pacientes.

Farmácia com pouco estoque de antibióticos e outros fármacos
Defensoria faz vistoria surpresa no Hospital Regional de Araguaína
Enfermaria vazia no setor de Ortopedia
Recipientes improvisados de descarte de perfurocortante
Recipientes improvisados de descarte de perfurocortante

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.