Agenda Cidadã

Em evento no TCE, Wagner destaca diálogo com prefeitos e diz que órgão não visa somente punir

Pré-candidato à reeleição participa do Agenda Cidadã, que está na 16ª edição.

Por Redação
Comentários (0)

06/06/2024 17h20 - Atualizado há 1 mês
Wagner Rodrigues

Notícias de Araguaína – A 16ª edição do programa Agenda Cidadão, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), iniciou nesta quinta-feira (6) e será realizada exclusivamente em Palmas, no auditório da unidade II do Colégio Militar. A programação do evento segue até amanhã, sexta-feira (7).

O pré-candidato à reeleição em Araguaína, Wagner Rodrigues, disse que o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, mais uma vez, está dando uma demonstração de parceria com os municípios tocantinenses, “proporcionando oportunidade de interagirem, conversar e apresentar seus problemas. E os membros do TCE apresentarem as sugestões (para solução dos problemas). Auditores e conselheiros, todos muito abertos, em mais um momento que é grandioso pro Tocantins”.

Segundo Wagner, “muitas das vezes só se vê o Tribunal de Contas como um órgão regulador, que chega com pressão, com apreensão, com muita punição, mas o Tribunal de Contas do Tocantins mais uma vez dá uma demonstração de que não está aqui para punir. (Seus membros) estão aqui para colaborar, para ajudar com as políticas públicas do Estado do Tocantins, de cada município, respeitando os direitos e deveres de cada cidadão, (analisando) como a gente faz a compra, como faz a prestação de contas. Antes de mandar o expediente, a gente tem a oportunidade de ter esse diálogo administrativo aberto e direto com o Tribunal de Contas”, esclarece.

Agenda Cidadã

Maior programa de capacitação de agentes públicos desenvolvido pelo Tribunal de Contas, o Agenda Cidadã está em sua 16ª ediçaõ e foi planejada como parte das comemorações dos 35 anos do tribunal. O evento contará com a participação de convidados de outros países, como os presidentes do Tribunal de Contas de Portugal, juiz conselheiro José F. F. Tavares, e do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Domingos Gunza.

Realizado por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), o Agenda Cidadã é direcionado a gestores e legisladores estaduais e municipais, além de representantes de conselhos e da sociedade civil. O objetivo é fortalecer a transparência e a eficiência da gestão pública, além de promover a participação ativa dos cidadãos no acompanhamento das ações governamentais, exercendo a cidadania através do controle social.

Segundo o TCE, o evento promete ser uma oportunidade para quem quer saber mais sobre temas como ética no serviço público, irregularidades recorrentes apuradas pelo TCETO, políticas públicas, encerramento de gestão e prestação de contas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.