Gado vivo

Redução do ICMS de 12% para 4,7% torna o Estado mais competitivo, destaca Wanderlei

Redução foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária.

Por Redação 2.067
Comentários (0)

13/07/2022 09h29 - Atualizado há 2 anos
Wanderlei Barbosa comemora redução da base de cálculo do ICMS do gado

O governador e pré-candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (Republicanos) afirmou ter recebido "com muita alegria" a adesão do Tocantins ao convênio 19/2022 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autoriza a redução da base de cálculo em até 66,67% do ICMS incidente sobre as operações de saída interestaduais realizadas com gado bovino.

O convênio com o Confaz foi assinado nesta terça-feira (11), e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta. Na prática, ele reduz a base de cálculo do ICMS para gado vivo, que hoje é de 12%, para 4,7%.

De acordo com o governador, esta era uma demanda antiga dos pecuaristas, mas tudo precisava ser feito dentro das normas legais. “Recebíamos, constantemente, reclamações quanto à alíquota do gado em pé. O que fizemos foi encontrar uma solução, juridicamente viável, para tornar a produção tocantinense mais competitiva, em relação a outros estados”, disse.

Nesse sentido, Wanderlei determinou à gestão que buscasse a redução do imposto, com a construção de alternativas tributárias viáveis para os setores produtivos, sem que a medida prejudicasse a arrecadação do Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.