Serviço essencial

Retorno do serviço de mototáxi em Araguaína é autorizado em lei promulgada pela Câmara

Eles estavam proibidos de trabalhar há cerca de cinco meses.

Por Redação 1.426
Comentários (0)

18/08/2020 09h45 - Atualizado há 3 anos
Mototaxista

O serviço de transporte de passageiro nas modalidades táxi e mototáxi foi reconhecido como essencial em Araguaína e poderá funcionar mesmo durante a pandemia de Covid-19.

A inclusão das categorias foi realizada pela Câmara Municipal de Araguaína através da promulgação da Lei nº 3.164, de 13 de agosto de 2020. A norma foi publicada no Diário Oficial do Município e já está em vigor.

Os mototaxistas estão proibidos de trabalhar desde o início da pandemia na cidade, ou seja, há cerca de cinco meses. Já os taxistas não foram impedidos de atuar.

De modo específico, a lei afirma que o serviço de transporte de passageiro nas modalidades táxi e mototáxi deve ser mantido “em tempo de crise oriundas de moléstias contagiosas, catástrofes naturais, situações de calamidade pública, de emergência, de epidemia ou de pandemia”.

Além disso, a lei proíbe a suspensão total do serviço e revoga disposições contrárias à norma. A nova lei é de autoria do vereador Terciliano Gomes (PSD).

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Araguaína disse, em nota, que a suspensão do serviço de mototaxistas se deu após uma análise criteriosa da situação de pandemia em que ainda se encontra a cidade e o restante do País.

Segundo a prefeitura, ao reconhecer como essencial esta atividade, mototaxistas seriam incluídos no rol de atividades e serviços que podem permanecer em funcionamento mesmo na vigência de medidas restritivas, como o lockdown, o que aumentaria o risco de contágio entre a população.

A nota diz ainda que a lei viola as normas técnicas de toda a equipe de profissionais de saúde e técnicos responsáveis, além de não se embasar em um estudo técnico-científico para justificar a mudança.

VEJA MAIS

Presidente da Câmara promulga lei e atividade religiosa passa a ser essencial em Araguaína

Compartilhar capacete aumenta risco de contágio do coronavírus, explica médica de Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.