Em Wanderlândia

Estudantes de escola pública realizam exposição de pratos produzidos nas aulas de matemática

São alunos da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual José Luiz Siqueira.

Por Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

13/12/2023 14h39 - Atualizado há 4 meses
Bolo feito pelos estudantes dentro do projeto.

Aprender a cozinhar alimentos saudáveis e nutritivos, além de aumentar o conhecimento na disciplina de Matemática. Estes foram os objetivos dos alunos da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual José Luiz Siqueira, dentro do projeto ‘Cozinhando com Pitágoras’, em Wanderlândia, região norte do estado.

Durante o segundo semestre deste ano, foi desenvolvido este projeto junto aos estudantes na disciplina eletiva de Matemática, sendo ministrada pela professora Cláudia Maria, e o professor Hugo Parreira que ajudou na divulgação do projeto na unidade.

A professora Cláudia Maria desenvolveu receitas não tradicionais com os alunos das primeiras séries, como: zero lactose, zero glúten, zero açúcar e vegana. Também confeccionou um caderninho de receitas com análise de percentuais calóricos e fez a distribuição aos alunos. Na conclusão da disciplina foi realizada uma amostra dos pratos produzidos durante o projeto. 

Os próprios alunos conseguiram coletar os materiais necessários para a concretização do projeto, tais como frutas, aveia, farinha, iogurte natural, trigo, ovo, chocolate amargo, instrumentos de medida específicos à cozinha, pão integral e sucos detox. Cerca de 20 alunos participaram do projeto.

A professora explicou que a alimentação saudável é muito importante para a formação e desenvolvimento físico de um jovem. Sendo assim, o uso de receitas não tradicionais ou cotidianas pode ajudar a alimentar com sabor e beleza sem utilizar produtos industrializados ou alérgicos. "A matemática está presente em tudo, até mesmo na cozinha. E o uso de instrumentos de medida e precisão são essenciais para um balanceamento alimentar saudável", acrescentou.

Os professores destacaram que o resultado do projeto foi muito positivo, pois o tema é de interesse comum a todos, jovens e adultos, uma vez que mais pessoas estão se preocupando com o alimento que consomem. O fechamento do projeto chamou a atenção dos outros alunos da unidade escolar e destacaram que darão continuidade ao projeto nos anos à frente.

“Conversando com nossos colegas de trabalho, vimos a possibilidade de trabalhar esta eletiva que seria ao mesmo tempo, economicamente viável e divertida. Conseguimos fazer um bolo de aveia com laranja com menos de R$10,00”, declarou um dos professores.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.