Turismo

Arquipélago do Tropeço possui mais de 300 ilhas catalogadas no sul do Tocantins

Município possui atrativos para o ano inteiro.

Por Redação 562
Comentários (0)

13/07/2021 09h23 - Atualizado há 2 anos
Lidiane e Edvaldo abriram a Ilha Califórnia ao público em 2020

Há 38 anos, Florisval Barreira e Lira vivem na pequena Ilha do Sossego, uma das mais de 300 ilhas catalogadas no Arquipélago do Tropeço, localizado no município de Peixe.

Antes de chegar na região sul do Tocantins, o piauiense viveu em Brasília e no Jalapão, no final dos anos de 1960. Com simpatia, mostra seu rancho simples, mas acolhedor, serve um cafezinho e revela como recebe visitantes para as técnicas da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que estão em Peixe para realizar o inventário turístico local.

Este é o sexto município a ter os dados de seus atrativos, meios de hospedagem, restaurantes e prestadores de serviços registrados. Todas as informações serão inseridas na Plataforma Integrada de Turismo (PIT) e estarão acessíveis ao público por meio de um site.

O Arquipélago do Tropeço é repleto de ranchos particulares. Apenas quatro ilhas estão abertas ao turismo, com áreas de camping, mas a intenção da Prefeitura Municipal é estimular o empreendedorismo local. A Ilha Califórnia também está aberta ao público, uma iniciativa recente do casal Lidiane Nascimento e Edvaldo Camelo, que adquiriram a propriedade em 2020. "A gente sente prazer em mostrar o que tem", diz Lidiane, enquanto apresenta a área de camping, a cozinha, os acessos a pontos perfeitos para um banho refrescante.

Rosilene Pereira, mais conhecida como Rosa de Fogo, que no início deste ano assumiu a secretaria de Turismo, conta que o perfil do turista de Peixe está mudando. "Antes, o turismo se restringia aos 30 dias da temporada de praia, mas hoje sabemos que temos oportunidades para o ano todo", aponta ela, que atua no setor há vários anos. Se antes, o principal polo emissor era Gurupi, hoje é comum ver uma grande quantidade de visitantes de Brasília e Goiânia, entre outras. "Estamos recebendo mais famílias, que estavam reclusas por causa da Covid-19", aponta ela.

Estimular o turismo sem perder o controle da transmissão do novo coronavírus é uma das preocupações do prefeito Augusto Cézar Pereira dos Santos, o Cezinha. A Adetuc também enviou técnicos para conferir a correta aplicação dos protocolos de prevenção à Covid-19 em pousadas e restaurantes. Uma primeira visita técnica foi realizada em outubro de 2020.

A ação da Adetuc segue até quarta-feira, quando será realizada reunião para a institucionalização da Instância de Governança da Região Turística da Ilha do Bananal.

De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o inventário da Oferta Turística, que faz parte de uma recomendação do governador Mauro Carlesse para o fortalecimento do setor, permitirá estratégias de regionalização do turismo e o desenvolvimento local dos municípios tocantinenses. “Os resultados obtidos através desse levantamento irão auxiliar na construção de um diagnóstico local que permitirá integrar as atividades, serviços e atrativos em uma escala regional permitindo, desta forma, a abertura de novos roteiros e o desenvolvimento de todo o trade turístico”, destacou o gestor.

Seu Lira vive na Ilha do Sossego há 38 anos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.