Saúde do homem

Calvície atinge 25% dos jovens entre 20 e 25 anos; médico explica causas da queda de cabelo

Transplante Capilar tem se mostrado uma solução definitiva.

Por Singular Comunicação
Comentários (0)

18/07/2023 09h58 - Atualizado há 9 meses

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas é mais comum em homens do que mulheres por causa da testosterona. Embora seja mais frequente em homens mais velhos, cada vez mais jovens estão sofrendo com a perda de cabelo precoce.

Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a calvície atinge aproximadamente 25% do público masculino jovem, entre 20 e 25 anos, e, no Brasil, a alopecia é um problema que afeta cerca de 42 milhões de pessoas.

A calvície na juventude é ainda mais desconfortável, tanto para a autoestima, quanto para a vida social e profissional do indivíduo”, afirma o especialista em transplante capilar, o médico Silvestre Silveira. Ainda segundo Silvestre, a falta de cabelo pode levar a sentimentos de vergonha, constrangimento e até depressão.

A perda dos fios pode ter várias causas: fatores genéticos, estresse, dieta inadequada, uso de produtos químicos agressivos, entre outros fatores. Silvestre comenta que, quanto mais cedo for a investigação, melhor será o resultado do tratamento de acordo com as causas da calvície. “Mas quando a calvície é genética, situação em que as intervenções clínicas e medicamentosas não resolvem, o mais recomendado é o transplante capilar independente da idade”.

Solução definitiva

O Transplante Capilar tem se mostrado uma solução definitiva para quem tem calvície genética e o bom resultado em relação à quantidade de fios transplantados depende do tamanho da área doadora.

A área doadora maior nos sinaliza que ainda há muitos folículos preservados e permite uma extração deles em grande quantidade para cobrir a área calva. Então quanto mais cedo, melhor”, explica Silvestre.

Como é feito

O procedimento de Transplante Capilar consiste na retirada de cabelos de uma área doadora do couro cabeludo da própria pessoa, geralmente na nuca, e o transplante para a área calva. O especialista explica que o transplante capilar é uma técnica segura e eficaz que pode ser realizada tanto em homens, quanto em mulheres.

O procedimento é feito com anestesia local e uma leve sedação do paciente, já que milhares de folículos capilares são transplantados um por um, na técnica conhecida como FUE, ou Fio a Fio. A recuperação é rápida e a maioria dos pacientes pode voltar às suas atividades normais em poucos dias”, destaca o Dr. Silvestre Silveira.

O médico ressalta, ainda, que a perda de cabelo na juventude pode ser um sinal de alerta para outros problemas de saúde, como disfunções hormonais, doenças autoimunes e deficiências nutricionais. “É fundamental procurar ajuda médica se você estiver sofrendo com a perda de cabelo precoce”, finaliza Silvestre.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.